Outras Pesquisas em Andamento
Célia Regina Vendramini (2025 – atual) – coordenadora
As origens sociais e as condições de estudo dos imigrantes nas escolas públicas de Florianópolis
Descrição:
O projeto de pesquisa busca analisar as condições de estudo das crianças, jovens e adultos imigrantes nas escolas de educação básica da rede municipal de ensino de Florianópolis, considerando a reprodução social das famílias. As condições de estudo estão relacionadas com a situação de vida dos estudantes e de suas famílias, com as relações estabelecidas no bairro onde habitam – considerando o racismo e a xenofobia, e com o contexto escolar e as possibilidades de aprendizado – em relação ao acolhimento, à língua, ao processo de integração, aos materiais escolares etc. Bem como o trabalho pedagógico que vem sendo realizado com os estudantes imigrantes, ou com as classes que contam com uma presença significativa de imigrantes. A categoria que dá unidade ao estudo é a reprodução social, em particular a reprodução da força de trabalho, no que diz respeito ao trabalho, à moradia, à escola e ao acesso aos serviços públicos por parte dos imigrantes. A pesquisa será desenvolvida com base em dados censitários, documentos, dados dos estudantes matriculados nas escolas do município de Florianópolis e pesquisa empírica no bairro Ingleses e nas escolas municipais do bairro.
Palavras-chave: migração; trabalho; reprodução social; estudantes imigrantes; escola pública.
Financiamento: CNPq – Bolsa de Produtividade em Pesquisa


