A Reconfiguração da Escola Diante das Atuais Transformações no Mundo do Trabalho

A RECONFIGURAÇÃO DA ESCOLA DIANTE DAS ATUAIS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO (2023 – Atual)
Descrição:
 Esta pesquisa, a ser desenvolvida em rede, encontra-se abrigada no Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho -TMT, do Centro de Educação da UFSC, em articulação nacional com grupos de pesquisa da UnB, UFG e UFPel e internacional com a Ca’Foscari Università e a City University of New York. Os estudos, que serão realizados no período de 2023 e 2024, dão continuidade a pesquisas anteriormente desenvolvidas pelo grupo TMT. A problemática de investigação é formulada considerando a existência de um contexto de crescente precarização, digitalização, plataformização e informalidade do trabalho, combinado ao aumento do desemprego, da jornada de trabalho e dos baixos salários, elevando o número de migrantes (nacionais e internacionais) no Brasil e no Mundo que buscam na escola uma forma de acesso ao conhecimento, com inserção e preparação ao trabalho. Paralelamente a este processo, tem-se uma reforma geral do sistema educacional, que busca ajustar a formação das novas gerações às demandas do mercado, com crescente fragilização da escola pública, da atividade de ensino e do trabalho docente. Diante desta realidade, o objetivo geral da pesquisa consiste em apreender as mudanças na organização do trabalho e na forma escolar provocadas pelas atuais transformações no mundo do trabalho, marcadas pelo avanço da indústria 4.0, cyber tecnologia e plataformização da vida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se utiliza de estudos bibliográficos, análise de documentos, dados censitários e observações diretas. A pesquisa bibliográfica visa o aprofundamento teórico das categorias trabalho e escola. Os documentos analisados serão os da política educacional que orientam os currículos e a organização do trabalho escolar, além de análise de dados censitários e estatísticos para identificação das condições de vida, trabalho e escolarização dos sujeitos da pesquisa. A pesquisa empírica envolverá escolas públicas de Educação Básica do município de Florianópolis/SC, abrangendo escolas de educação infantil, ensino fundamental, médio e EJA, bem como gestores, professores e estudantes. O propósito do estudo é contribuir para a avaliação e elaboração de políticas educacionais que considerem as condições de vida, trabalho e escolarização de crianças, jovens e adultos no Brasil hoje, com vistas ao alcance dos patamares desejados de qualidade educacional, assegurando uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, capaz de contribuir para um efetivo processo de ensino e aprendizagem para todos. Palavras-chave: Trabalho; Migração; Educação; Escola; Organização do Trabalho Escolar; Forma Escolar. Integrantes: Soraya Franzoni Conde – Coordenador / Celia Regina Vendramini – Integrante / Luciana Marcassa – Integrante / Adriana D’Agostini- Integrante / sandra dalmagro – Integrante / Karina Alcubierre – Integrante / Caroline Bahniuk – Integrante / Carolina Pichetti – Integrante / Eduardo Vianna – Integrante / Nina Dias da Cruz – Integrante / Giovanni Felipe Ernst Frizzo – Integrante / Lucineia Scremim Martins – Integrante / Fábio Perocco – Integrante / Francesco Della Puppa – Integrante / Anna Stetsenko – Integrante / Nise Jinkings – Integrante / Luísa Gonçalo Dai Prá – Integrante / Matheus Eduardo Schneider – Integrante / Marianne Apparecida Barreto – Integrante / Poliana Garcia Temístocles Ferreira – Integrante / Rafaela Cunha Vargas Laureano – Integrante /Felipe Pessoa – Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.