Apresentação

“Não é a consciência dos homens que determina seu ser, mas, pelo contrário, seu ser social que determina sua consciência.”  Karl Marx

O Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho, cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq, foi criado em 1995 e se caracteriza como um espaço de estudo, pesquisa, formação e intervenção política e social. Tem como objetivos ampliar a reflexão sobre as transformações nos processos de trabalho; aprofundar a crítica histórica às formas atuais de exploração capitalista; atualizar debates do marxismo sobre trabalho, educação, política e organização da classe trabalhadora; preservar o acervo histórico sobre a memória política dos trabalhadores da região sul; e sistematizar fóruns de debates, visando promover a interação entre universidade, mundo do trabalho e educação.

Ao longo desses 25 anos tem contribuído na formação de dezenas de graduandos, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, por meio das oficinas periódicas de estudo, de pesquisas coletivas e integradas, dos debates internos sobre os projetos de pesquisa dos integrantes do grupo, dos seminários realizados, dos eventos organizados e das publicações conjuntas.

Tendo por base a relação trabalho, educação e política, o grupo vem se dedicando mais recentemente ao estudo das temáticas: Migração e Escolarização; Juventude, Trabalho e Ensino Médio; Trabalho Infantil, Cultura e Gênero, Conteúdo e Forma escolar. Estes estudos, que têm forte relação com a problemática das desigualdades sociais e educacionais, no campo e na cidade, as quais afetam os trabalhadores, sua formação e a escola pública, são fundamentados no materialismo histórico dialético.

O Núcleo é interdisciplinar, agregando pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, como educação, sociologia, psicologia, economia, educação física, história e geografia. Conta com um acervo de livros, periódicos, jornais, documentos, fotografias e banco de entrevistas, os quais podem ser consultados pelos interessados. Além da pesquisa, desenvolve ações de extensão, como formação, cursos de especialização, apoio na criação de outros grupos de pesquisa, entre outros.

LINHAS DE PESQUISA

Trabalho e Educação

Educação e Movimentos sociais

Mundos do Trabalho

Educação do Campo

Juventude, Trabalho e Educação

Infância, Trabalho e Educação