Outras Pesquisas em Andamento

FORMAÇÃO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO: CONSOLIDANDO REDES DE COOPERAÇÃO E PESQUISA (2020 – Atual)
Descrição:
O projeto apresentado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina atende a Chamada CNPq N. 25/2020 de apoio à pesquisa científica, tecnológica e de inovação. Ele tem como objetivo a capacitação de pesquisadores em nível de mestrado e doutorado na área da educação, mediante a experiência bem-sucedida do Programa em mais de três décadas de intensa produção intelectual e desenvolvimento de processos e produtos pedagógicos. Entre os desafios apresentados no projeto está o incremento dos processos de internacionalização, aproveitando o expressivo número de atividades de intercâmbio internacional realizadas por iniciativas de professores e grupos de pesquisa; o fortalecimento de relações mais estáveis e institucionalizadas com redes de ensino, construídas por esforços individuais ou de grupos de pesquisa; e o aprimoramento de nossa base de dados, com vistas ao desenvolvimento de um trabalho mais sistemático de acompanhamento dos egressos do Programa, de forma a melhor aferir os resultados da formação realizada e planejar prioridades. Integrantes: Célia Regina Vendramini – Coordenador / Lucidio Bianchetti – Integrante / Eneida Oto Shiroma – Integrante / Alexandre Fernandes Vaz – Integrante / Luciana Pedrosa Marcassa – Integrante / Amurabi Oliveira – Integrante / Marcos Edgar Bassi – Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

O PROJETO DO CAPITAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E O FUTURO DA JUVENTUDE TRABALHADORA
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objeto de investigação as novas configurações da educação e da escola no contexto do novo Ensino Médio, seus efeitos sobre os projetos de futuro dos jovens trabalhadores e para a reprodução da juventude enquanto classe. Pretendemos compreender as determinações econômicas e sociais que orientaram a última reforma curricular do Ensino Médio (Lei 13.415/2017), bem como os pressupostos políticos e pedagógicos que passaram a direcionar a formação escolar e, por extensão, também o trabalho docente, redesenhando o futuro da juventude trabalhadora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, de tipo documental e de campo, que se vale de revisão bibliográfica, análise de documentos, observações e entrevistas individuais e coletivas (grupos focais) com professores e estudantes, e que se fundamenta nos pressupostos do materialismo histórico-dialético, em especial nas contribuições de Marx, Engels, Gramsci e outros estudiosos da tradição marxista no campo da educação. Dentro dessa perspectiva, considera-se fundamental a relação entre trabalho, educação e política, ou seja, entre o modo de produção de existência humana sob a forma social do capital e os projetos de hegemonia que disputam o direcionamento da política educacional e seus desdobramentos no âmbito da educação básica. Uma vez que as políticas educacionais para a educação básica concorrem para o processo de privatização, mercantilização, mercadorização e subsunção da educação ao capital (MOTTA; ANDRADE, 2020), conduzindo e subordinando, cada vez mais, a formação ofertada pela escola pública ao trabalho simples (MARTINS; NEVES, 2015), as novas configurações da formação propostas pelo novo Ensino Médio, expressando esse conjunto de interesses e relações de poder, ao promoverem alterações sobre o projeto de escolarização dos jovens, definem o futuro da juventude que aí é educada, contribuindo para sua reprodução enquanto classe, problema que se quer elucidar por meio desta investigação. Como objetivo geral da pesquisa (que abriga outras pesquisas vinculadas a ela), buscamos compreender os determinantes históricos, sociais, políticos e pedagógicos do projeto do capital para a educação básica e seus desdobramentos para o futuro da juventude trabalhadora, a partir da problematização do componente curricular Projeto de Vida, em sua articulação com as noções de escola acolhedora e educação integral, analisados com base nas transformações pelas quais vem passando o Ensino Médio e seus efeitos sobre a reprodução da juventude como classe trabalhadora. Palavras chave: novo ensino médio; juventude trabalhadora; reprodução social; projeto de vida. Integrantes: Luciana Pedrosa Marcassa – Coordenador / Felipe De Marco Pessoa – Integrante / Camila Siqueira Katrein – Integrante / Mariléia Maria da Silva – Integrante / Afonso Reno Castro da Silva – Integrante / Samuel Giovanni dos Santos Ferreira – Integrante / Caroline Dildey – Integrante.

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