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PRINCÍPIOS DIDÁTICO-METODOLÓGICOS PARA A ORGANIZAÇÃO DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA: A CULTURA CORPORAL COMO OBJETO DE ENSINO (2021 -Atual)
Descrição: Esta pesquisa se propõe a sistematizar princípios didático-metodológicos para a organização do ensino da Educação Física a partir da perspectiva da cultura corporal como objeto de ensino da área. Duas problemáticas gerais sustentam a formulação desse objetivo. A primeira problemática refere-se à necessidade de superarmos uma compreensão de que conhecimentos no campo da didática relacionam-se à produção de ?técnicas? pedagógicas, o que resultaria, por sua vez, em uma compreensão de que investigações sobre os processos de ensino e de aprendizagem seriam ?menores? diante de tantas e urgentes questões ?macro? que permeiam a prática pedagógica nas escolas. A segunda problemática diz respeito à necessidade posta pela prática profissional de se produzir conhecimentos que permitam aos professores de Educação Física inserirem-se de forma cada vez mais consciente e autônoma no processo de criação de situações de ensino com os conhecimentos da área. Compreende-se que os conhecimentos didático-metodológicas sintetizam orientações para a atividade docente, relacionando os modos de organização do ensino, os conteúdos efetivamente mobilizados para serem ensinados e aprendidos e os sujeitos concretos que tomarão parte desse processo. Nessa direção, um estudo no campo da didática diz respeito a investigações que tratem em unidade o objeto de ensino da área e os processos de aprendizagem e desenvolvimento dos sujeitos com tais conteúdos. Nesta pesquisa, assume-se, que o objeto de ensino da Educação Física sejam as atividades da cultura corporal (Coletivo de Autores) e que os processos de aprendizagem e desenvolvimento dos sujeitos estejam pautados nos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural (Vigotski, Davidov, Leontiev, Rubinstein). Para atingir o objetivo proposto para esta pesquisa são propostas duas ações gerais de investigação. A primeira ação refere-se à organização de estudos teórico-bibliográficos, especificamente: a) revisão bibliográfica sobre as produções acadêmicas sobre o ensino da Luta, da Ginásticas e do Circo; b) sistematização de conceitos e categorias relacionadas a uma perspectiva Crítico-Superado de cultura corporal, notadamente: atividade, significado, motivo, pensamento teórico e conceito. A segunda ação investigativa refere-se à elaboração de um estudo de campo, envolvendo a criação de uma situação experimental para o ensino da Luta, da Ginástica e do Circo a fim de analisar as mútuas relações entre conteúdos de ensino, modos didáticos de organização do ensino, processos de aprendizagem dos sujeitos. Parte das ações previstas para essa pesquisa serão realizadas coletivamente, a partir da participação de três grupos de estudo e pesquisa: o GEPAPe (Grupos de estudo sobre Atividade Pedagógica, FE-USP/São Paulo); o GEPEFE (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Escola, UNESC/Criciúma) e o GEPPE (Grupo de Estudo sobre Processos Pedagógicos, UFSC/Florianópolis). Considerando que as pesquisas sobre a atividade pedagógica, a partir de uma determinada concepção teórica de sociedade, de educação, de conhecimento e de desenvolvimento humano, buscam sistematizar as mediações didático-metodológicas que permitem transformar tanto as ações de ensino do professor quanto as ações de aprendizagem dos estudantes, espera-se com essa pesquisa contribuir para superar a aparente discrepância entre as formulações teóricas no campo da perspectiva Crítico-Superadora e a realização dos processos de planejamento, organização e avaliação do ensino da Educação Física. 
Integrantes: Carolina Picchetti Nascimento – Coordenador.

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