GEPPE – Grupo de Estudos sobre os Processos Pedagógicos

O GEPPE – Grupo de Estudos sobre os Processos Pedagógicos é coordenados pelas professoras Sandra Luciana Dalmagro e Carolina Picchetti Nascimento.

Os estudos realizados pelo Grupo partem de uma problemática geral no campo da docência, a unidade entre conteúdo e forma no trabalho pedagógico considerando a formação dos sujeitos mediada pelos conhecimentos de ensino. Para tal, o grupo fundamenta-se, no campo da Educação, na Pedagogia Socialista (KRUPSKAYA, PISTRAK) e na perspectiva Histórico-Crítica (SAVIANI) e no campo do desenvolvimento humano, na Psicologia Histórico-Cultural, (VIGOTSKI, DAVIDOV, LEONTIEV). No campo do método de conhecimento estudamos o Materialismo Histórico e Dialético (MARX e ENGELS). O GEPPE se vincula ao Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho – TMT/CED/UFSC, sendo um dos seus sub-grupos. Um dos objetivos do GEPPE é aprofundar o significado pedagógico da proposição sobre o trabalho com o conhecimento teórico na escola, discutindo as relações entre “conhecimento teórico e conhecimento empírico”, a relação entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento e os processos de organização do ensino orientados pela e para a auto-organização dos estudantes. Estas problemáticas apresentam-se como relevantes para a atividade do professor tendo em vista que uma das necessidades permanentes da atividade docente seja a de construir respostas sobre “o que” ensinar em cada área de conhecimento, conjuntamente com as respostas sobre “por que” ensinar este conteúdo para um determinado grupo de sujeitos e “como” materializar didaticamente tal conteúdo em ações ou tarefas de aprendizagem.

Temas de Estudo: Escola; Pedagogia Socialista; Teoria Histórico Cultural; Pensamento teórico; Organização do ensino.

Participantes

Coordenação: professoras Sandra Luciana Dalmagro (EED/CED/UFSC) e Carolina Picchetti Nascimento (MEN/CED/UFSC).

Integrantes:  Valdirene Soares dos Santos (doutoranda PPGE/UFSC), Juliana Walendy (mestranda PPGE/UFSC), Breno Francesconi Felício (mestrando PPGE/UFSC), Edilaine Aparecida Vieira (professora Rede Estadual) e pelos estudantes do Curso de Pedagogia da UFSC: Thamires Fernandes Feijoo, Nina Van Ham, Mariana Flores, Franciely Dal Grande Rosa.

Reuniões quinzenais.

Criado em: março de 2019.