Artigos Publicados: Célia Vendramini

SILVA, M. A.; VENDRAMINI, C. R. As contrarreformas e a reprodução social na pandemia da Covid-19. Revista Katalysis, v. 26, p. 77-88, 2023.

PEREIRA, L.L.; VENDRAMINI, C. R. Migração, jornada de trabalho e educação de jovens e adultos: as (im)possibilidades de conciliação trabalho e escola. Trabalho Necessário, v. 21, p. 1-21, 2023.

VENDRAMINI, C. R. a workers’ school: the educational experience of the MST in Brazil. The Funambulist, v. 49, p. 44-51, 2023.

VENDRAMINI, C. R.; NASCIMENTO, E. K. ; PEREIRA, L.L. Os desafios na escolarização de trabalhadores migrantes da educação de jovens e adultos. Teias (Rio de Janeiro), v. 23, p. 60-76, 2022.

SILVA, L.; VENDRAMINI, C. R. A experiência de trabalhadores migrantes na Ocupação Contestado em São José/SC. Trabalho Necessário, v. 20, p. 1-28, 2022.

VENDRAMINI, C. R.; FRIZZO, G. F. E. . As implicações da ideologia pós-moderna nas lutas e na organização da classe trabalhadora. Germinal: Marxismo E Educação Em Debate, v. 14, p. 145-159, 2022.

VENDRAMINI, C. R.. Dossiê Migração e Educação. Perspectiva (UFSC. ONLINE), v. 38, p. 1-8, 2021.

PEREIRA, L.L.; VENDRAMINI, C. R. Migração, jornada de trabalho e educação de jovens e adultos: as (im)possibilidades de conciliação do trabalho e da escola.Trabalho Necessário, v. 19, p. 1-21, 2021.

RAMOS PUCCINELLI, V.; BAECKER, A.; VENDRAMINI, C. R ; TITTON, M. Educação em tempos de pandemia. Revista Labor, v. 1, p. 257-280, 2021.

VENDRAMINI, C. R.; CATANO, C. J.; QUEIROZ, J.G.O.; PEREIRA, L.L. Migração, trabalho e escolarização de jovens em diferentes percursos escolares. Perspectiva (UFSC. ONLINE), v. 38, p. 1-23, 2020.

VENDRAMINI, C. R. A realidade de migrantes trabalhadores na Educação de Jovens e Adultos. Périplos – Revista de Pesquisa sobre Migrações, v. 4, p. 378-395, 2020.

VENDRAMINI, C. R; FISCHER, M. C. B. Quem sabe faz a hora não espera acontecer! trabalho, movimentos sociais e educação no Brasil contemporâneo. Trabalho Necessário, v. 17, p. 4-15, 2019.

VENDRAMINI, C. R.; QUEIROZ, J.G.O. A situação da classe trabalhadora migrante. Germinal: Marxismo E Educação Em Debate, v. 11, p. 183-193, 2019.

FISCHER, M. C. B.; VENDRAMINI, C. R. Quem educa o educador? A formação humana tecendo-se nas relações entre trabalho, movimentos sociais e educação. Trabalho Necessário, v. 17, p. 6-15, 2019.

VENDRAMINI, C. R.; LIMA FILHO, D. L.; SILVA, M. M. Formação dos trabalhadores e luta de classes. Trabalho Necessário, v. 14, p. 1-8, 2018.

VENDRAMINI, C. R. Migration from a Dialectical and Historical Materialist perspective. Revista Katalysis, v. 21, p. 239-260, 2018.

VENDRAMINI, C. R.; SILVA, M. M. Apresentação: o GT Trabalho e Educação da ANPED. Trabalho Necessário, v. 16, p. 1-10, 2018.

VENDRAMINI, C. R. Jovens migrantes diante do desafio de trabalhar e estudar. Contrapontos (ONLINE), v. 17, p. 427-440, 2017.

VENDRAMINI, C. R.; MARCASSA, L. P.; TITTON, M.; CONDE, S. F. Escola, trabalho e perspectiva de futuro de jovens estudantes. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, v. 12, p. 2155-2176, 2017.

VENDRAMINI, C. R.; STRONZAKE, J. ; STRONZAKE, Judite ; MORAIS, S. P. Challenges of working-class education at present: the landless workers’ movement experience in Brazil. International Labor And Working-Class History, v. 90, p. 196-202, 2016.

BAHNIUK, C. ; VENDRAMINI, C. R. Escola e estratégia política na atualidade do MST. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 8, p. 5-27, 2016.

ESPINOSA, H. B.; VENDRAMINI, C. R. Migração e escolarização em uma escola pública em Florianópolis/SC. Revista Pedagógica (Chapecó. ONLINE), v. 18, p. 136-150, 2016.

VENDRAMINI, C. R. Forces in Struggle in the Country and the City Today in Brazil: Beyond a Dualistic Understanding. Current Urban Studies, v. 03, p. 54-70, 2015.

VENDRAMINI, C. R. Qual o futuro das escolas no campo? Educação Em Revista (ONLINE), v. 31, p. 49-69, 2015.

VENDRAMINI, C. R. Cursos universitários para jovens trabalhadores e militantes: uma análise a partir da crítica de Thompson à oposição entre educação e experiência. Historia & Perspectivas (UFU), v. Especial, p. 331-352, 2014.

D’AGOSTINI, A.; VENDRAMINI, C. R. Educação do campo ou educação da classe trabalhadora? A perspectiva do empresariado, do Estado e dos movimentos sociais organizados. Reflexão e Ação (versão eletrônica), v. 22, p. 299-322, 2014.

CONDE, S. F.; VENDRAMINI, C. R.A escola e a exploração do trabalho infantil na fumicultura catarinense. Perspectiva (UFSC), v. 32, p. 977-994, 2014.

VENDRAMINI, C. R.; TIRIBA, L. Classe, cultura e experiência na obra de E. P. Thompson: contribuições para a pesquisa em educação. Revista HISTEDBR On-line, v. 14, p. 54-72, 2014.

AZEVEDO, C. B.; VENDRAMINI, C. R.; GARCIA, F. M. S. P.Contradições em torno da relação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz com o Terceiro Setor: desafios políticos e pedagógicos. Revista Pedagógica (Chapecó. ONLINE), v. 14, p. 37-74, 2013.

VENDRAMINI, C. R. Os desafio do MST e da educação na atualidade brasileira. Perspectiva (UFSC. ONLINE), v. 31, p. 505-525, 2013.

MACHADO, I. F.; VENDRAMINI, C. R. Políticas públicas para a educação do campo: da necessidade aos limites. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, v. 8, p. 1-16, 2013.

AZEVEDO, C. B.; VENDRAMINI, C. R.; GARCIA, F. M. S. P. A escola e a vida no campo e na cidade. Revista Pedagógica (Chapecó. ONLINE), v. 14, p. 133-154, 2013.

TRINDADE, Glademir Al.; VENDRAMINI, C. R. A relação trabalho e educação na pedagogia da alternância. Revista HISTEDBR On-line, v. 11, p. 32-46, 2012.

DALMAGO, S. L.; VENDRAMINI, C. R. O trabalho no campo e no contexto do MST. doi: 10.5007/2175-8042.2010v22n35p130. Revista Motrivivência, v. 0, p. 130-146, 2011.

VENDRAMINI, CÉLIA REGINA; AUED, Bernardete W.; MULLER, R. A experiência coletiva do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho – TMT. TRABALHO NECESSÁRIO, v. 9, p. 1-12, 2011.

VENDRAMINI, C. R. A relação entre trabalho, cooperação e educação nas pesquisas sobre o movimento dos trabalhadores rurais sem terra. Perspectiva (UFSC. ONLINE), v. 26, p. 119-147, 2009.

VENDRAMINI, C. R. Entrevista. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Impresso), v. 4, p. 309-313, 2009.

MOHR, N. E. R.; VENDRAMINI, C. R. . A formação técnico-profissional no contexto do MST. EDUCAÇÃO (UFSM), v. 33, p. 107-126, 2008.

FERREIRA, A. D. O. ; AUED, B. W.; VENDRAMINI, C. R. Considerações metodológicas sobre o estudo de trajetórias ocupacionais de jovens. Trabalho & Educação (UFMG), v. 16, p. 99-116, 2007.

VENDRAMINI, C. R. Educação e trabalho: reflexões em torno dos movimentos sociais do campo. CADERNOS CEDES (IMPRESSO), v. 27, p. 121-135, 2007.

VENDRAMINI, C. R. Pesquisa e movimentos sociais. Educação & Sociedade (IMPRESSO), v. 28, p. 1395-1409, 2007.

VENDRAMINI, C. R. A contribuição de E. P. Thompson para a apreensão dos saberes produzidos do/no trabalho. Educação Unisinos, v. 10, p. 123-129, 2006.

VENDRAMINI, C. R. Organisation du système d’enseignement au Brésil. Revue Internationale d’Éducation Sèvres, Sèvres, v. 1, n.n. 38, p. 131-137, 2005.

VENDRAMINI, C. R. A experiência coletiva como fonte de aprendizagem nas lutas do Movimento Sem Terra no Brasil. Revista Lusófona De Educação, Lisboa, v. 1, n.06, p. 67-80, 2005.

VENDRAMINI, C. R. A escola diante do multifacetado espaço rural. Perspectiva (UFSC), Florianópolis, v. 21, n.n.1, p. 145-166, 2004.

VENDRAMINI, C. R. Experiência humana e coletividade em Thompson. Esboços (UFSC), Florianópolis, v. 1, n.n.12, p. 25-36, 2004.

AUED, B. W.; VENDRAMINI, C. R.; FIOD, E. G. M.; SHIROMA, E. O. Trabalho e educação no PPGE/UFSC: trajetória e perspectivas. Educação em Revista A (UFMG. IMPRESSO), Belo Horizonte, v. 33, n.33, p. 171-183, 2001.