Grupo de Estudo 2014.1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

NUCLEO DE ESTUDOS SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO TMT

Cronograma de Trabalho 2014.1

OBJETIVO: apropriar-se do debate sistematizado sobre cidade/território, juventude e Movimentos de protestos atuais; aprofundamento das relações entre a literatura e a realidade brasileira e internacional sobre os movimentos sociais e suas reivindicações a fim de construir referencial para a pesquisa  “Juventude Pobre e escolarização: relações com a escola e a cultura em territórios de precariedade” assumida pelo grupo.

MARÇO

28/03 – Planejamento.

Debate: VENDRAMINI, Célia Regina. Forças em Luta no Campo e na Cidade na Atualidade: Para Além da Dualidade. 2013

ABRIL

11/04 – Debate:

HARVEY, Davd. Cidades Rebeldes: passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo, 2013.

HARVEY, Davd. Occupy: movimentos de protesto que tomaram as ruas. São Paulo: Boitempo, 2012.

25/04 – Debate:

WILLARD, Claude. A Comuna de Paris de 1871: história e atualidade. São Paulo: Ícone, 2002. pp. 53-58.

DAVIS, Mike. Planeta de favelas: a involução urbana e o proletariado informal. São Paulo: Boitempo, 2006.

MAIO

16/5 – Debate:

BEAUD, Stéphane; PIALOUX, Michel. Rebeliões urbanas e a desestruturação das classes populares (França, 2005). IN: Tempo Social – revista de sociologia da USP, v. 18, n. 1. Jun/2006.

DANTAS, Jéferson Silveira. Reescrever o mundo com lápis e não com armas: a experiência política e pedagógica da Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz em Florianópolis (SC). Florianópolis-SC: Em Debate, 2013.

30/5 – Debate:

Um texto sobre movimentos culturais – ver com a Lu.

JUNHO

13/6 – Debate

IANNI, Otávio. O jovem radical. In: BRITTO, Sulamita de (org.) Sociologia da Juventude I:da Europa de Marx à América Latina de hoje. Rio de Janeiro: Zahar, 1968. (xerox)

JANATA. Natacha Eugênia. Juventude que ousa lutar!: Trabalho, educação e militância de jovens assentados do MST.2012. Tese. (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa

Catarina, Florianópolis-SC, 2012. Capítulo 3 (?).

27/6 – Debate

SPOSITO, Marilia Pontes. Os jovens no Brasil:desigualdades multiplicadas e novas demandas políticas. São Paulo: Ação Educativa, 2005. ver

JULHO

11/07 – Debate