Artigos Publicados: Adriana D’Agostini

DAI PRÁ, L. G.; D`AGOSTINI, A. O mar não está para peixe: análise marxista dos discursos contidos no documentário Seaspiracy: Mar Vermelho (2021). Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 15, p. 524-537, 2023.

CHEROBIN, F. F.; D`AGOSTINI, A. O Ensino Médio do Campo no território de assentamentos de reforma agrária de Abelardo Luz-SC. Revista Brasileira De Educação Do Campo, v. 1, p. 1/e12513-28, 2022.

D`AGOSTINI, A.; TITTON, M. As carreiras do magistério federal e a greve dos docentes de 2012: relações com um projeto educacional. Linhas (Florianópolis. ONLINE), v. 23, p. 46-80, 2022.

D`AGOSTINI, A. Trabalho docente, educação e escola pública: tendências e perspectivas. pesquisar. Revista De Estudos E Pesquisas Em Ensino De Geografia, v. 7, p. 125-134, 2020.

TITTON, M.; D`AGOSTINI, A. Juventude e pobreza: a educação e as políticas públicas sob o ideário do Banco Mundial no contexto do aumento das desigualdades sociais. Perspectiva (UFSC. ONLINE), v. 38, p. 1-23, 2020.

TITTON, M.; D`AGOSTINI, A. Juventude e educação no contexto do desemprego crônico na Espanha e no Brasil. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 11, p. 54-73, 2019.

D`AGOSTINI, A; TITTON, M. Youth in the context of chronic unemployment in Spain and Brazil. International Journal Of Lifelong Education, v. 38, p. 1-13, 2019.

LIMA, T. S. V.; D`AGOSTINI, A. Avaliação Externa na Rede Municipal de Florianópolis. Roteiro, v. 44, p. 1-26, 2019.

KRETZER, R.; D`AGOSTINI, A. A condição de vida e as expectativas de jovens do campo e da cidade frente ao trabalho, à educação e ao futuro. Trabalho Necessário, v. 16, p. 207-232, 2018.

KOMINKIÉWICZ, V. L.;  D`AGOSTINI, A. A educação do MST diante do Estado e da política pública de Educação do Campo sob influência dos organismos multilaterais. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 3, p. 705-733, 2018.

SOUZA, E. L.; D`AGOSTINI, A. Sistema de apostilamento: estratégia do capital e ofensiva contra a proposta de educação do MST. Trabalho & Educação (UFMG), v. 27, p. 115-133, 2018.

D`AGOSTINI, A.; HOYOS, C. J. C. Segurança Alimentar e Soberania Alimentar: convergências e divergências. Revista NERA (UNESP), v. 35, p. 174-198, 2017.

D`AGOSTINI, A.; MARCASSA, L. P.; NOGARA JUNIOR, G. Juventude e periferias urbanas: perfil, cultura e outros aspectos da vida social e afetiva. Revista Pedagógica (Chapecó. ONLINE), v. 19, p. 137-153, 2017.

D`AGOSTINI, A.; NOGARA JUNIOR, G. O Programa Ensino Médio Inovador (Proemi) no Contexto das politicas do Banco Mundial: rumo à formação de trabalhadores de novo tipo?. Movimento – Revista De Educação, v. 6, p. 329-361, 2017.

D`AGOSTINI, A.; TITTON, M. Política de formação de professores para educação do campo: limites e possibilidades. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 6, p. 155-173, 2014.

D`AGOSTINI, A.; Vendramini, C.R. Educação do campo ou educação da classe trabalhadora? a perspectiva do empresariado, do Estado e dos movimentos sociais organizados. Reflexão e Ação (Online), v. 22, p. 298-322, 2014.

D`AGOSTINI, A. Eduacação do campo: contradições e perspectiva. Educação (Santa Maria. Online), v. 37, p. 453-467, 2012.

D`AGOSTINI, A.; TITTON, M. Desigualdades sociais nas escolas públicas do campo: um estudo de caso. Revista Pedagógica – UNOCHAPECO, v. 2, p. 105-132, 2012.

ESCOBAR, M.O.; TAFFAREL, C. N. Z.; D`AGOSTINI, A.; Casagrande N.; LACKS, S.; Albuquerque, J.; Rodrigues, R.C.F. Oficina de construção de conhecimentos sobre cultura corporal em movimentos de luta social da classe trabalhadora do campo no Brasil. Ágora para la Educación Física y el Deporte, v. 6, p. 19-42, 2008.

TAFFAREL, C. N. Z.; D`AGOSTINI, A.; FIGUEIREDO, E. S. A.; ESCOBAR, M.O.; CARVALHO, M. Licenciatura em educação do campo: reivindicação dos movimentos sociais de luta e um desafios para a universidade. Revista de Educação Popular, v. 06, p. 06/2007, 2007.

TAFFAREL, C. N. Z.; TEIXEIRA, D. R. ; TITTON, M. ; TRANZILO, P. J. R. ; D`AGOSTINI, A. Formação de militantes culturais e alternativas de desenvolvimento da Cultura Corporal, esporte e lazer em áreas de Reforma Agrária. Licerce (Belo Horizonte. Impresso), v. 9, p. 09-23, 2006.

TAFFAREL, C. N. Z.; D`AGOSTINI, A.; SANTOS JUNIOR, C. L.; TITTON, M.; Casagrande N.; LACKS, S.; CARVALHO, M. Formação de professores de educação física para a cidade e o campo. Pensar a Prática (UFG), v. 9, p. 153-179, 2006.

TAFFAREL, C. N. Z; D`AGOSTINI, A.; SANTOS JUNIOR, C. L.; TITTON, M.; Casagrande N.; CARVALHO, M.; LACKS, S. Uma Proposição de diretrizes curricular para a formação de professores de Educação Física. Presente! (Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica), v. 14, p. 41-46, 2006.

TITTON, M.; TAFFAREL, C. N. Z; LACKS, S.; SANTOS JÚNIOR, C.L.; CARVALHO, M.; D`AGOSTINI, A.; CASAGRANDE, N. Uma proposição de diretriz curricular para a formação de professores de Educação Física. Revista de Educação CEAP, v. 53, p. 40-46, 2006.

D`AGOSTINI, A.; TEIXEIRA, D. R.; TAFFAREL, C. N. Z. Cultura Corporal e território: uma contribuição ao debate sobre reconceptualização curricular. Motrivivência, v. 25, p. 17-35, 2005.

D`AGOSTINI, A.; SAGRILLO, D. R; SOUZA, M. S. A construção do conhecimento na perspectiva materialista historica e dialetica. Simposio Nacional de Educacao Fisisca, Pelotas – RS, v. 01, n.01, p. 83-87, 2002.

D`AGOSTINI, A.; ILHA, P. M. V.; PETROSKI, E. L. Níveis de composição corporal e gasto calórico em adolescentes do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Policial Militar. Simpósio (ASTE), Pelotas-RS, v. 1, n.1, p. 20-24, 2002.

D`AGOSTINI, A.; TREVISOL, A. V.; SAGRILLO, D. R.; SANTIN, F.; SOUZA, M. S ; TITTON, M.; MESSIAS, M. I. C. Políticas públicas de esporte: a relação estabelecida entre construção e apropriação do conhecimento e a construção e apropriação da pratica social. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 01, p. 123-124, 2001.

D`AGOSTINI, A.; MESSIAS, M. I. C.; TITTON, M.; SAGRILLO, D. R.; PREICHARDT, V.; SOUZA, M. S.; BAECKER, I. M. Criança cidadã: um Projeto na perspectiva crítico-dialético. Revista do IEEE América Latina, Pelotas – RS, v. 1, n.1, p. 137-142, 1999.

D`AGOSTINI, A.; MESSIAS, M. I. C.; CECCO, L. H.; BAECKER, I. M. Capoeira como fonte educacional. Produção dos Acadêmicos do Centro de Educação Fisica da UFSM, Santa Maria/RS, v. 1, n.1, p. 21-22, 1998.

D`AGOSTINI, A.; MESSIAS, M. I. C.; CECCO, L. H.; BAECKER, I. M. Possibilidade de construção coletiva na aula de capoeira. Produção dos Acadêmicos do Centro de Educação Fisica da Ufsm, Santa Maria / RS, v. 1, n.1, p. 52-53, 1998.