Artigos Publicados: Luciana Marcassa

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MARCASSA, L. P.; DALMAGRO, S. L. Juventude pobre e a relação com a escola: entre esperança e desilusão. Revista Cocar (Online), v. 15, p. 1-25, 2021.

MARCASSA, L. P.; FERREIRA, S. G. S. Residência Pedagógica: conformação docente e a formação de um professor socorrista. Humanidades & Inovação, v. 8, p. 334-346, 2021.

FERREIRA, S. G. S.; MARCASSA, L. P. Programa de Residência Pedagógica e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: convergências em torno da configuração de um professor socorrista. Revista Ensin@ UFMS, v. 2, p. 68-92, 2021.

PESSOA, F. M.; MARCASSA, L. P. Implicações políticas da educação física na constelação da Base Nacional Comum Curricular. Germinal: Marxismo E Educação Em Debate, v. 13, p. 874-887, 2021.

SHIROMA, E. O.; MARCASSA, L. P. Apresentação. Linhas (FLORIANÓPOLIS. ONLINE), v. 21, p. 05-15, 2020.

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SILVA, A. R. N.; MARCASSA, L. P. Determinações da Lei 13.415/17 e a Reforma do Ensino Médio como política educacional para a reprodução do capital. REVISTA PEDAGÓGICA (CHAPECÓ. ONLINE), v. 22, p. 1-23, 2020.

CRUZ, D. B. S. ; MARCASSA, L. P. A refuncionalização do Estado e a política da Base Nacional Comum Curricular no processo de atualização das estratégias de dominação burguesa. Revista Binacional Brasil Argentina: Diálogo entre às Ciências, v. 9, p. 133-155, 2020.

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MARCASSA, L. P.; CONDE, S. F. Juventude, trabalho e escola em territórios de precaridade social. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE), v. 35, p. 1296-1313, 2017.

MARCASSA, L. P.; TONN, C.F. Projetos Profissionais de jovens estudantes no contexto de flexibilização das relações de trabalho. Trabalho Necessário, v. 1, p. 76-97, 2016.

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MARCASSA, L. P. Entre a redenção e a revolução: os movimentos de educação e cultura popular ontem e hoje. Revista Binacional Brasil Argentina: Diálogo entre às Ciências, v. 3, p. 108-145, 2014.

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MARCASSA, L. P. Desigualdades sociais e escolares, formação e políticas públicas: compromissos e interesses no campo da educação. Revista Pedagógica (Unochapecó. Online), v. 2, p. 25-36, 2012.

MARCASSA, L. P. As fontes filosóficas da problemática educacional: implicações para a formação e a emancipação humana. Revista Pedagógica, v. 2, p. 127-155, 2010.

BRASILEIRO, L. T.; MARCASSA, L. P. Linguagens do corpo: dimensões expressivas e possibilidades educativas da ginástica e da dança. Pro-Posições (Unicamp), v. 19, p. 195-207, 2008.

MARCASSA, L. P. A origem da família, da propriedade privada e do Estado – Friedrich Engels [Resenha]. Revista de Educação (Itatiba), v. 9, p. 85-90, 2006.

MARCASSA, L. P. Metodologia do ensino da ginástica: novos olhares, novas perspectivas. Pensar a Prática (UFG), Goiânia, v. 7, n.2, p. 171-186, 2004.

MARCASSA, L. P. A educação física em face do projeto de modernização do Brasil (1900-1930): as histórias que se contam. Pensar a Prática (UFG), Goiânia, v. 3, n.1, p. 82-95, 2000.

MARCASSA, L. P. Do ponto de vista da prática cotidiana da educação física, quais as metodologias de ensino predominantes e seus referenciais teóricos subjacentes?. Motrivivência (Florianópolis), Florianópolis, v. 13, n.1, p. 139-150, 1999.