Grupo de Estudo 2013.2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

TMT – NUCLEO DE ESTUDOS SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO

Cronograma de Trabalho 2013.2

OBJETIVO: discutir e construir uma referência comum, em termos de ideias e conceitos, para a compreensão da educação e da escola na atualidade, com vistas ao desenvolvimento da pesquisa “Juventude Pobre e escolarização: relações com a escola e a cultura em territórios de precariedade” assumida pelo grupo.

AGOSTO

16/08 – SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 9.ed. Campinas: Autores Associados, 2005. Introdução, Capítulos 1 e 4

23/08 – Reunião de Orientação. Leitura e discussão do projeto de pesquisa “Juventude pobre e escolarização: relações com a escola e a cultura em territórios de precariedade”

30/08 – MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a Pedagogia Moderna. 2.ed. Campinas: Alínea, 2007. Capítulo 3. O homem onilateral, p. 77-94

SETEMBRO

06/09 – Reunião de Orientação. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa sócia: teoria método e criatividade. 27.ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

13/09 – MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a Pedagogia Moderna. 2.ed. Campinas: Alínea, 2007. Parte 2. A pedagogia marxiana frente às demais pedagogias. Capítulo 5. Tentativa de contextualização histórica, p. 115-132

20/09 – Reunião de Orientação. TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. Capítulos 1 e 4 – p.15-29 e p.91-115.

27/09 – GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da cultura. 9ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995. Parte I – Contribuições para uma história dos intelectuais, p.03-23. Parte II – A organização da cultura, p.117-139.

OUTUBRO

04/10 – Reunião de Orientação. TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. Capítulos 2 – p.49-79.

11/10 – GRAMSCI, Antônio. Concepção dialética da história. 10.ed. Rio de Janeiro; Civilização Brasileira, 1995. Capitulo I – Introdução ao Estudo da Filosofia e do Materialismo Histórico, p.09-89.

18/10 – Reunião de Orientação. TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. Capítulos 5 – p.116-173

25/10 – GRAMSCI, Antônio. Concepção dialética da história. 10.ed. Rio de Janeiro; Civilização Brasileira, 1995. Capitulo I – Introdução ao Estudo da Filosofia e do Materialismo Histórico, p.09-89. (seguimos com a leitura do trecho selecionado)

NOVEMBRO

01/11 – Reunião de Orientação. CARDOSO, Mirim Limoeiro. O mito do método. Trabalho apresentado no Seminário de Metodologia Estatística, realizado na PUC/Rio de Janeiro, janeiro-fevereiro de1971.

08/11 – GRAMSCI, Antônio. Maquiavel, a política e o Estado Moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968. Parte VI – Americanismo e fordismo, p.375-413.

22/11 – Florestan Fernandes. Educação e Sociedade no Brasil. São Paulo, Editora Dominius, 1966. Cap. 4 – Educação como problema social.

29/11 – Interpretações sobre o Brasil:

RUMMERT, Sonia Maria; ALGEBAILE, Eveline; VENTURA, Jaqueline. Educação e formação humana no cenário de integração subalterna no capital-imperialismo. In: SILVA, Mariléia Maria da; QUARTIERO, Elisa Maria; EVANGELISTA, Olinda (organizadoras). Jovens, trabalho e educação: a conexão subalterna de formação para o capital. Campinas: Mercado das Letras, 2012, p.15-70

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e formação humana: ajuste neoconservador e alternativa democrática. In: GENTILI, Pablo; SILVA, Tomaz Tadeu da. (orgs). Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2001, p.31-92.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Os delírios da razão: crise do capital e metamorfose conceitual no campo educacional. In: GENTILI, Pablo (org). Pedagogia da exclusão. 13.ed. Petrópolis: Vozes, 2007, p.77-108.

KUENZER, Acácia Zeneida. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre trabalho e educação. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval; SANFELICE, José Luis (orgs). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas: Autores Associados, 2002, p.77-95.

LEHER, Roberto; LUCAS, Luis Carlos Gonçalves. Aonde vai a educação pública brasileira? Educação e Sociedade, ano XXII, n.77, dezembro de 2001.

LEHER, Roberto. Educação, formação e conflitos sociais: por uma autopedagogia libertária. Outro Brasil, dezembro de 2004.

LEHER, Roberto. Florestan Fernandes e a defesa da educação pública. Educação e Sociedade, Campinas, vol.33, n.121, p.1157-1173, out-dez, 2012.

DEZEMBRO

06/12 – Reunião de Orientação: Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa dos integrantes do grupo.

13/12 – síntese, encerramento e festa

Bibliografia Complementar:

COUTINHO, Carlos Nelson. Gramsci: um estudo sobre seu pensamento político. 2.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

COUTINHO, Carlos Nelson; TEIXEIRA, Andréa de Paula. Ler Gramsci, entender a realidade. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e crise do capitalismo real. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1999.

MANACORDA, Mario Alighiero. O princípio educativo em Gramsci. Campinas: Alínea, 2008.

NOSELLA, Paolo. A escola de Gramsci. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2010.

RUMMERT, Sonia Maria. Gramsci, trabalho e educação: jovens e adultos pouco escolarizados no Brasil actual. Cadernos Sísifo 4. Faculdade de Psicologia e de Ciência da Educação da Universidade de Lisboa, 2007.

SEMERARO, Giovanni. Gramsci e a sociedade civil: cultura e educação para a democracia. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

OUTRAS ATIVIDADES DO TMT

– Semana da Pedagogia: setembro

– Seminário do TMT: coincidindo com a aula inaugural da Especialização em Residência Agrária (setembro) ou com a conferência do David Harvey (25 de novembro de 2013)

– Publicação – Dossiê da Revista de Sociologia Política