Outras Pesquisas em Andamento

NOVA GESTÃO PÚBLICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E IMPACTOS NO TRABALHO DOCENTE: UMA ABORDAGEM INTERNACIONAL BRASIL, ARGENTINA E PORTUGAL (2022 – Atual)
Descrição:
O projeto está em desenvolvimento em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), sendo de natureza internacional, interinstitucional e interdisciplinar. A coordenação geral das atividades se dá a partir do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Sociedade (GPTES)1, do qual está proponente da UFU é líder, vinculando-se ao Programa de Pós-Gradução em Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Instituto de Ciências Sociais, ambos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em interface com instituições nacionais de pesquisa, com destaque para a participação, no bojo da proposta ora apresentada, das instituições: Estado de Minas Gerais: – Universidade de Uberaba (UNIUBE) – Centro Universitário FIPMoc ? UNIFIPMoc Estado de Goiás: – Universidade Federal de Jatí (UFJ) – Universidade Federal de Catalão (UFCAT) Estado de Santa Catarina: – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) No plano internacional, o projeto estabelece diálogo com a Universidade de Buenos Aires (UBA), Argentina, e com a Universidade Nova de Lisboa (UNL), Portugal. O objetivo do projeto de pesquisa é analisar as mudanças no trabalho docente no âmbito da difusão da Indústria 4.0 e da NGP sob o aprofundamento das políticas neoliberais. Embora esse movimento seja global, países e regiões apresentam características particularidades em função de suas configurações histórico-sociais, assim como das diferentes posições político-econômicas que cada nação assume na divisão internacional do trabalho. A pesquisa sobre o trabalho docente tem como foco os/as jovens profissionais recém-formados/as, que obtiveram sua licenciatura há 6 anos quando do seu ingresso como docente. O novo universo digital traz novos desafios aos/às jovens profissionais que tendem à maior qualificação e à interatividade, porém em um contexto laboral mais flexível, competitivo e individualizado. 1www.gptes.incis.ufu.br 2 A pesquisa permitirá o conhecimento minucioso e sistemático sobre o objeto da pesquisa, acrescentando novo conhecimento à área e contribuindo para informar a tomada de decisões por empresas públicas e privadas, entidades não governamentais e associações de classe no que concerne ao objeto de pesquisa. Acrescenta-se ainda, a contribuição para a formação de profissionais altamente qualificados para atuação no mercado de trabalho internacional, gerando ideias inovadoras. Os resultados são divulgados através da publicação de artigos em revistas especializadas e livros, bem como na participação e organização de eventos científicos nacionais e internacionais, visando ao debate crítico sobre as temáticas envolvidas. Integrantes: Soraya Franzoni Conde – Integrante / Fabiane Santana Previtali – Coordenador / Ari Raiman – Integrante / Cilson Fagiani – Integrante / Claudia Costa – Integrante / Michele Silva Scardò – Integrante / Fabiano Santos – Integrante / Thais Figueiredo Rego – Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

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