Outras Pesquisas em Andamento

2024 – Atual
A concepção de educação e de escola em Gramsci: os aprendizados do período de Moscou
Descrição: Esta pesquisa se articula aos estudos que a autora vem realizado sobre o
pensamento e a obra de Antonio Gramsci. Pretende adensar conhecimentos em torno das
questões políticas e pedagógicas e dos conceitos e categorias gramscianas relacionados às
concepções de educação e de escola, tendo em vista explorar as aquisições, elaborações e
reflexões de Gramsci durante um período, até agora pouco conhecido, mas já considerado de
grande inspiração e rico em aprendizados para o autor. É sabido que Gramsci esteve em
Moscou, no período de 1922 e 1923, quando então teve contato com as primeiras
experiências políticas e pedagógicas da recém criada URSS. Neste contexto, além dos debates
em torno das questões mais diretamente políticas, Gramsci observou de perto as reformas
educacionais em curso, voltando suas atenções para as experiências da chamada Escola Única
do Trabalho. As reflexões desenvolvidas posteriormente, nos Cadernos do Cárcere (escrito ao
longo dos anos em que viveu nas prisões do regime fascista na Itália), revelam as sínteses
desse rico e intenso período de debates, de fermentação de ideias, de aprendizados e de
maturação intelectual do autor. Do ponto de vista das ideias e formulações sobre educação e
escola, tudo indica que o período de Moscou foi muito fértil para Gramsci quanto ao
desenvolvimento da compreensão do trabalho como princípio educativo da escola, tema que
carece de um exame mais acurado e de uma análise filológica mais densa, que confronte os
usos e abusos do pensamento gramsciano. Portanto, a realização de um estudo mais
aprofundado e sistemático sobre as aquisições e aprendizados de Gramsci no período de
Moscou procura preencher essa lacuna, o que, além de pertinente, possui enorme atualidade
e potencial de crítica do presente momento histórico, podendo, assim, colaborar para o
avanço do conhecimento sobre educação e escola, considerando as imensas contribuições
deixadas por Gramsci.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Luciana Pedrosa Marcassa – Coordenador / Gianni Fresu – Integrante.

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9