O Segundo Violino: Engels em seu Bicentenário

09/11/2020 10:26

 

 

 

É com enorme prazer que o TMT – Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho – UFSC, juntamente com o PPGPLAN e o Labtrams da UDESC, organiza o seminário “O Segundo Violino: Engels em seu Bicentenário”.

Apesar de se considerar um coadjuvante do trabalho desenvolvido por Marx na construção de O Capital, Friederich Engels, o auto-proclamado “segundo violino”, é, sem dúvida, um pensador central na história do socialismo mundial. Nascido em 1820 na Alemanha, o jovem burguês desde cedo resistiu ao seu destino de classe – herdeiro e gestor dos negócios do pai – comprometendo-se com a classe trabalhadora, seu cotidiano, suas lutas, sua organização. Para comemorar sua história e importância na luta dos trabalhadores – ainda reverberante entre nós – bem como sua participação na publicação de importantes obras (sejam aquelas escritas conjuntamente com Marx, como A ideologia Alemã e a Miséria da Filosofia, ou as autorais, como A Situação da Classe Trabalhadora na InglaterraA origem da Família, da propriedade privada e do EstadoA dialética da natureza e Sobre a Moradia, entre inúmeras outras), realizaremos um Seminário virtual, público e gratuito. A inscrição é obrigatória para acesso à sala virtual, por meio da qual o evento será transmitido.

Maiores informações nas redes sociais: https://www.facebook.com/PlanejamentoUDESC/posts/1428377970690887https://www.instagram.com/ppgplan.udesc/

Inscrições: http://bit.ly/engels2020