NOTA DE APOIO E SOLIDARIEDADE A UFFS

06/09/2019 12:05

O Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho da UFSC manifesta sua solidariedade à comunidade acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul que, no dia 30 de agosto, de forma autoritária e antidemocrática, foi submetida à nomeação, pelo Governo Federal, do Prof. Marcelo Recktenvald como Reitor desta instituição.

O nomeado não disputou o segundo turno do processo eleitoral, ficando em terceiro lugar na lista tríplice, muito distante dos outros candidatos, conforme lista encaminhada à Brasília pelo Conselho Universitário.

Este ato ataca a autonomia e a democracia da Universidade que está organizada em 5 campi, atende alunos majoritariamente provenientes de escolas públicas e desenvolve projetos importantes com comunidades indígenas, de camponeses assentados, de atingidos pelas barragens e outros setores sociais que são o alvo de perseguição do atual governo federal.

Repudiamos as violações à democracia e autonomia universitárias, ato profundamente autoritário, que não é isolado, mas vem ocorrendo em várias Instituições Federais, CEFETs e Institutos da Rede Federal de Ensino.

Diante do exposto, nos solidarizamos e expressamos nosso profundo respeito e apoio à comunidade universitária da UFFS.

Florianópolis, 06 de setembro de 2019.

TMT-UFSC