NOTA DE APOIO À PROFESSORA CAROLINA MERENDA PUERTO (EEB Simão Hess – SEE/SC)
As entidades da Universidade Federal de Santa Catarina abaixo subscritas declaram seu
apoio e solidariedade à Professora Carolina Merenda Puerto, professora efetiva de filosofia da EEB
Simão Hess e da EEB Padre Anchieta, ambas escolas da Secretaria Estadual de Educação de Santa
Catarina (SEE/SC), na cidade de Florianópolis. A professora está sendo perseguida, foi afastada do
trabalho e sofre um injusto processo disciplinar por parte da Secretaria de Educação por exercer seu
direito e dever de ensinar. Sobre a docente recai uma falsa acusação de doutrinação ideológica em
uma aula cujo conteúdo era sobre fake news e mudança climática – temáticas urgentes de serem
estudadas pela nossa juventude, além de serem conteúdos previstos na Base Nacional Comum
Curricular (BNCC). Na ocasião de sua aula a professora foi filmada, sem consentimento, ao explicar
aos estudantes como buscar fontes confiáveis e exemplificou, entre outros, o uso por políticos
catarinenses desta estratégia de manipulação e ações da justiça que derrubaram essas notícias falsas.
Ainda que nos envergonhe, não podemos esconder nossa real história!
Sabemos que este é mais um dos casos de perseguição aos profissionais da educação por
influência do movimento escola sem partido, sobre o qual o Supremo Tribunal Federal (STF) já
declarou em 2020 que é inconstitucional. Não aceitamos lei da mordaça na educação! Assim,
repudiamos ataques e desrespeito aos docentes e qualquer tentativa que coloque em risco os
princípios da educação nacional, garantidos no artigo 206 da Constituição Federal de 1988, em especial “[…] II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
III – pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas […]” no país.
A ação intempestiva e autoritária da SED/SC demonstra, de um lado, sua incoerência e falta
de conhecimento da legislação educacional e, de outro, seus vínculos com os movimentos mais
reacionários do estado e uma prática de desvalorização de seus profissionais da educação. Neste
sentido, solicitamos o bom senso e revisão da sua decisão, sob risco de termos mais prejuízos para
educação catarinense.
Por fim, somos testemunhas e registramos nossa total confiança no trabalho sério,
comprometido e qualificado da Professora Carolina M. Puerto, uma vez que foi docente
substituta na UFSC e é uma parceira de nossa Instituição, colaborando em distintas atividades
formativas, em especial com nossas licenciaturas.
Florianópolis-SC, 27 de junho de 2024.
SUBSCREVEM ESTA NOTA:
Departamento de Estudos Especializados em Educação – EED/CED/UFSC;
Centro Acadêmico de Biologia – CABio/CCB/UFSC;
Centro Acadêmico Livre de Pedagogia – CALPe/CED/UFSC;
Colegiado e NDE do Curso de Pedagogia – CED/UFSC;
Coletivo de Professores do Colégio de Aplicação da UFSC
Coletivo Feminista da Biologia: Mítia Bonita – CCB/UFSC;
Coordenação do Comitê Gestor do Fórum das Licenciaturas – CGFL/UFSC;
Diretório Central dos Estudantes Luís Travassos – DCE/UFSC;
Grupo A Ponte: interligando a educação básica e o ensino superior no Ensino de Ciências e Biologia
– CED/UFSC;
Grupo Casulo: Pesquisa e Educação em Ciências e Biologia – CED/UFSC;
Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Escola do Campo e Agroecologia – GECA/CED/FSC;
Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia Crítica – GEPOC/CED/UFSC;
Grupo de Estudos e Pesquisas ALTERITAS: Diferença, Arte e Educação – CED/UFSC;
Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Políticas Educacionais e Educação em Ciências –
FilPEC/CED/UFSC;
Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho – GEPETO/CED/UFSC;
Grupo de Investigação sobre Política Educacional – GIPE-Marx/CED/UFSC;
Grupo de Pesquisa Educação, Pobreza e Desigualdade Social – GPEPDS/ CED/UFSC;
Grupo de Pesquisa Filosofia, Arte e Educação – Grafia/CED/UFSC;
Grupo de Pesquisa HIT. Humanos, informação, tecnologia – CED/UFSC;
Grupo de Pesquisa Mídia-Educação e Comunicação Educacional – COMUNIC/CED/UFSC;
Grupo de Pesquisa em Currículo – Itinera//CED/UFSC;
Grupo Humaniza: Formação Docente e Educação em Ciências Humanizada – CED/UFSC;
GT-Educação do Instituto Memória e Direitos Humanos – IMDH/UFSC;
Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional – LAPEE/CFH/UFSC;
Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea – CED/UFSC;
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia – NEPGEO/CFH/UFSC;
Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho – TMT/CED/UFSC;
Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade – NÓS/CED/UFSC;
Núcleo de Pesquisa Vida e Cuidado – NUVIC/CED/UFSC;
PET-Pedagogia UFSC;
Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica – PPGECT/UFSC;
Programa Ecoando Sustentabilidade – CCB/UFSC;
Rede de Pesquisa Currículo e Tecnologia – REPERCUTE/CED/UFSC.