Pesquisas Concluídas

Luciana Pedrosa Marcassa – Coordenadora (2013-2017)

Juventude Pobre e Escolarização: relações com a escola, o trabalho e a cultura em territórios de precariedade.

Resumo: Trata-se de uma pesquisa matricial que tem por objetivo geral investigar as relações que a juventude pobre estabelece com a escola e com a cultura das periferias urbanas, considerando: os sentidos atribuídos à escola e ao processo de escolarização, os motivos que geram a evasão e o abandono escolar, as expectativas dos jovens quanto ao futuro profissional, bem como seus engajamentos para além da escola. A preocupação central é conhecer o que mantém a juventude na escola, bem como o que a afasta do processo de escolarização, buscando compreender as forças sociais que mobilizam ou enfraquecem a relação dos jovens das frações mais empobrecidas da classe trabalhadora com o processo de formação escolar, e que produzem também outras articulações, por exemplo, com movimentos sociais e culturais, com organizações civis (ou mesmo criminosas) e com o mercado de trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório-descritiva, que se utiliza de análise de documentos, questionários, entrevistas, grupos focais e observações diretas registradas em diários de campo. Os sujeitos da pesquisa são os adolescentes e jovens das escolas públicas localizadas nos territórios do maciço do Morro da Cruz em Florianópolis, especialmente aqueles que estão finalizando o Ensino Fundamental e os que persistem no curso do Ensino Médio. Pretende-se com esta pesquisa evidenciar os fatores que desmotivam os jovens a prosseguir em seu processo de escolarização, bem como aqueles que os mobilizam a investir na escola e/ou em outros projetos de formação, subsistência e cultura. Os temas que articulam esta pesquisa são: escola, trabalho, cultura, juventude, território, políticas educacionais e organizações sociais.

Palavras-chave: escola, juventude, periferias urbanas.

Participantes: Adriana D’Agostini, Célia Regina Vendramini,  Mauro Titton, Sandra Luciana Dalmagro, Soraya Conde Franzoni

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24