Pesquisas Concluídas

2017 – 2021
O projeto do empresariado para a educação da juventude brasileira: desdobramentos do Novo
Ensino Médio em Santa Catarina
Descrição: Esta pesquisa tem como objeto de estudo o processo de implementação do Novo
Ensino Médio em Santa Catarina e seus desdobramentos para a formação dos jovens
estudantes das escolas. Partimos do pressuposto de que, na sociedade de classes, a educação
formal é atravessada por contradições que ela não pode resolver no próprio ambiente escolar,
posto que tais contradições a constituem e ultrapassam (FONTES, 2016). No entanto,
observamos que, em nome da suposta melhoria da qualidade da educação e do
enfrentamento dos graves problemas existentes no âmbito da escolarização de crianças e
jovens (tais como dificuldades de aprendizagem, desmotivação para os estudos, baixo
desempenho escolar e, consequentemente, a reprovação sucessiva e a evasão temporária ou
definitiva), há na atualidade um crescente envolvimento do empresariado brasileiro com
iniciativas voltadas à educação pública. Nesse sentido, interrogamos: quais os reais interesses
do setor patronal e produtivo nas políticas públicas educacionais, em especial aquelas que se
referem à formação da juventude brasileira e quais as consequências da condução dessas
políticas segundo a lógica pragmática, privatista e empresarial sobre a formação escolar, a
dimensão pública da escola e de sua tarefa educativa, científica e cultural? Diante dessa
problemática, o objetivo é analisar o caráter e as expressões da proposta do Ensino Médio
Integral como parte da reforma empresarial da educação, os interesses das organizações
envolvidas, os desdobramentos dessa reforma sobre o conteúdo, a forma e a finalidade do
Ensino Médio e da escola e, finalmente, o impacto sobre a relação dos jovens com a escola,
sobre os seus percursos formativos e destinos profissionais, bem como sobre a chamada
“qualidade da educação” e a ampliação ou redução das possibilidades de uma educação
emancipadora. Como metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e
descritiva, que se apoia em análise de documentos (SHIROMA, CAMPOS, GARCIA, 2005;
EVANGELISTA, 2012) e propõe, em momento posterior, uma pesquisa in loco, utilizando-se de
observações registradas em diário de campo e realização de entrevistas individuais e coletivas
(grupos focais) com estudantes, professores e gestores de uma escola pública situada em
Florianópolis. Esperamos, com essa investigação, evidenciar as contradições presentes no
discurso do empresariado industrial, desconstruindo os slogans por trás da necessidade de
transformação da escola para torná-la mais eficaz e atrativa aos jovens, enquanto a formação
escolar os conforma às necessidades do mercado de trabalho e os recursos públicos para a
educação, ao invés de aplicados para a melhoria da qualidade educacional, são direcionados
para o financiamento direto do setor empresarial-produtivo, contribuindo para ampliar as
taxas de lucro do capital..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Luciana Pedrosa Marcassa – Coordenador / Gilberto Nogara Junior – Integrante /
Felipe De Marco Pessoa – Integrante / Camila Siqueira Katrein – Integrante / Fabiano Padilha da
Silva – Integrante / Mariléia Maria da Silva – Integrante / Afonso Reno Castro da Silva –

Integrante / Samuel Giovanni dos Santos Ferreira – Integrante / Gabriel Felipe Sánchez Otálora
– Integrante / Camila Casarotto – Integrante / Danilo Bandeira dos Santos Cruz – Integrante /
Angels, Paula – Integrante.
Número de produções C, T & A: 8

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