Pesquisas Concluídas
OS PROCESSOS FORMATIVOS NO CONTEXTO DO MST: a relação entre trabalho e educação.
Célia Regina Vendramini, Coordenadora. Período: 2008 a 2010. Instituição financiadora: CNPq
Resumo: Apresentamos o relatório final da pesquisa “OS PROCESSOS FORMATIVOS NO CONTEXTO DO MST: a relação entre trabalho e educação”, desenvolvida no período de 2008 a 2010, com apoio financeiro do CNPq (Bolsa de Produtividade). Esta pesquisa teve como objetivo analisar os processos formativos desenvolvidos pelo Movimento dos Sem Terra, no contexto da relação trabalho e educação. Procuramos analisar as conexões estabelecidas entre as proposições educacionais e as formas de organização e produção material da vida dos acampamentos e assentamentos de reforma agrária. Combinamos a pesquisa bibliográfica (sobre a relação trabalho e educação), a documental (cadernos e boletins do MST que tratam da escola, do trabalho e da cooperação) e a pesquisa de campo (questionários aplicados a educadores do MST, entrevistas a lideranças do setor de educação, entrevistas a egressos do curso Pedagogia da Terra e pesquisa em um acampamento do MST). Os resultados da pesquisa são explicitados ao longo deste relatório. A pesquisa gerou, além de publicações e socializações em eventos acadêmicos no Brasil e no exterior, orientações em nível de graduação, de especialização, de mestrado, de doutorado e de pós-doutorado.
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