Pesquisas Concluídas

Célia Regina Vendramini (2023 – 2024) – coordenadora
As novas configurações do processo migratório e as perspectivas teórico-metodológicas
para a sua apreensão
Integrantes: Adriana D’Agostini, Fabio Perocco, Larissa Pereira do Livramento
Descrição:
A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do projeto de cooperação científica internacional financiado pelo CNPq (Chamada N. 26/2021 – Apoio à pesquisa científica, tecnológica e de inovação: bolsas no exterior), desenvolvido junto à Università Ca’Foscari di Venezia, na Itália. O projeto desenvolvido visou analisar as configurações atuais do
fenômeno migratório, em particular na Itália e na Europa, os principais referenciais teórico-metodológicos para a sua apreensão e a problemática referente à presença de estudantes imigrantes nas escolas italianas. Antes de se constituir em objeto científico, a migração se apresenta como um problema real. Trata-se de um fenômeno presente na história da humanidade, permeado por conflitos, disputas de território, ocupações, expulsões que também produzem deslocamentos. No âmbito das relações sociais capitalistas, a emigração/imigração tornou-se uma condição estrutural e permanente, necessária ao processo histórico de acumulação primitiva e à subsequente acumulação capitalista, fundada na apropriação do mais-valor por meio da exploração da força de trabalho. Esta se transformou numa mercadoria abundante e barata, que se move como outras mercadorias, sempre disponível às necessidades do capital. Tal situação perpassa o ambiente escolar tornando difícil o processo de integração dos estudantes imigrantes em diversos aspectos – no aprendizado da língua e dos conteúdos escolares, nas relações
com os colegas e professores, no processo de avaliação, entre outros. O discurso sobre o respeito à diversidade, a multiculturalidade, a convivência igual entre todos esbarra na ideologia do racismo produzida pelo Estado e difundida no meio social, cultural e educacional. Uma ideologia que visa inferiorizar os imigrantes, especialmente os de origem africana, árabe, latina, como meio de desvalorização da sua força de trabalho.
Financiamento: Chamada CNPQ N. 26/2021 – Apoio à pesquisa científica, tecnológica e
de inovação: bolsas no exterior

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