Pesquisas Concluídas
TERRITÓRIO, TRABALHO E EDUCAÇÃO: A SIMBIOSE ENTRE CAMPO E CIDADE NA UNIVERSALIZAÇÃO DO TRABALHO COLETIVO.
Célia Regina Vendramini (Plano de estudos do Pós-Doutorado – Cornell University – Período de dez. 2012 a nov. 2013)
Resumo: O plano de estudos proposto para ser desenvolvido no estágio pós-doutoral, no Department of Development Sociology da Cornell University, em colaboração com a professora Wendy Wolford, insere-se no projeto de pesquisa que estamos desenvolvendo (2011 a 2013), com bolsa produtividade do CNPq. A pesquisa intitulada “A educação e a produção da vida no campo e na cidade: espaços de esperança?” tem como objetivo analisar experiências educativas desenvolvidas no contexto do campo (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra em Santa Catarina) e da cidade (Fórum do Maciço do Morro da Cruz em Florianópolis/SC) na atualidade, considerando seu potencial emancipador, a partir da ligação com movimentos ou organizações coletivas dos trabalhadores. No estágio no exterior pretendemos aprofundar os estudos sobre as categorias território, trabalho e educação; identificar a simbiose entre campo e cidade na universalização do trabalho coletivo; reconhecer formas diversas de organização de trabalhadores no meio rural e subúrbios urbanos; conhecer experiências educacionais e escolares desenvolvidas no meio rural. Para alcançar os objetivos apresentados, pretendemos conhecer áreas rurais e periferias urbanas no entorno de Ithaca (município onde está localizada a Cornell University), buscando elementos comuns e diferenças na produção da vida, bem como formas diversas de organização social. Considerando nossas pesquisas no Brasil sobre educação do campo, pretendemos ainda conhecer programas educacionais para a educação rural.
Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24


