Pesquisas Concluídas
Célia Regina Vendramini (2021 – 2025) – coordenadora
A reprodução social de migrantes da Educação de Jovens e Adultos.
Descrição:
Considerando o expressivo número de estudantes imigrantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos, uma modalidade que atende a parcela mais vulnerável da classe trabalhadora, a pesquisa analisou as dimensões da reprodução social de trabalhadores imigrantes matriculados na EJA do município de Florianópolis/SC. A migração da classe trabalhadora é um fenômeno intrínseco aos processos de expropriação e exploração da sociedade moderna, o qual está associado com mecanismos internos e externos de expulsão dos estudantes da escola, ocultado no termo abandono escolar. O contexto atual de redução do trabalho vivo e aumento do desemprego, bem como das
ocupações temporárias e precárias, provoca a maior mobilidade dos trabalhadores entre setores de produção e locais de trabalho. Além disso, causa modificações nas condições de reprodução da vida, no que diz respeito à moradia, alimentação, educação, entre outros aspectos. A educação se constitui numa das dimensões da reprodução social, ou seja, da reprodução de uma força de trabalho instruída, disciplinada, produtiva, com qualidades competitivas, flexível e adaptável ao mercado de trabalho. Por meio do estudo sobre a historicidade, natureza e dimensões da reprodução social, no âmbito econômico, político, cultural e ambiental, foram identificadas as especificidades da reprodução social de imigrantes, enquanto produção de uma força de trabalho
diferenciada. Concluímos que a EJA se apresenta como principal alternativa aos estudantes imigrantes que buscam reconstruir sua trajetória escolar. Os imigrantes (nacionais) são maioria em todos os núcleos e há uma baixa presença de estudantes nascidos em Florianópolis. Estes vivenciam percursos escolares marcados por
interrupções, rotatividade de escolas e de modalidades educativas. São inúmeros os percalços que se interpõem para o prosseguimento dos estudos e o sucesso na escola.
Palavras-chave: migração; trabalho; reprodução social; educação; EJA.
Financiamento: CNPq – Bolsa de Produtividade em Pesquisa
A reprodução social de migrantes da Educação de Jovens e Adultos.
Descrição:
Considerando o expressivo número de estudantes imigrantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos, uma modalidade que atende a parcela mais vulnerável da classe trabalhadora, a pesquisa analisou as dimensões da reprodução social de trabalhadores imigrantes matriculados na EJA do município de Florianópolis/SC. A migração da classe trabalhadora é um fenômeno intrínseco aos processos de expropriação e exploração da sociedade moderna, o qual está associado com mecanismos internos e externos de expulsão dos estudantes da escola, ocultado no termo abandono escolar. O contexto atual de redução do trabalho vivo e aumento do desemprego, bem como das
ocupações temporárias e precárias, provoca a maior mobilidade dos trabalhadores entre setores de produção e locais de trabalho. Além disso, causa modificações nas condições de reprodução da vida, no que diz respeito à moradia, alimentação, educação, entre outros aspectos. A educação se constitui numa das dimensões da reprodução social, ou seja, da reprodução de uma força de trabalho instruída, disciplinada, produtiva, com qualidades competitivas, flexível e adaptável ao mercado de trabalho. Por meio do estudo sobre a historicidade, natureza e dimensões da reprodução social, no âmbito econômico, político, cultural e ambiental, foram identificadas as especificidades da reprodução social de imigrantes, enquanto produção de uma força de trabalho
diferenciada. Concluímos que a EJA se apresenta como principal alternativa aos estudantes imigrantes que buscam reconstruir sua trajetória escolar. Os imigrantes (nacionais) são maioria em todos os núcleos e há uma baixa presença de estudantes nascidos em Florianópolis. Estes vivenciam percursos escolares marcados por
interrupções, rotatividade de escolas e de modalidades educativas. São inúmeros os percalços que se interpõem para o prosseguimento dos estudos e o sucesso na escola.
Palavras-chave: migração; trabalho; reprodução social; educação; EJA.
Financiamento: CNPq – Bolsa de Produtividade em Pesquisa
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