Grupo de Estudo 2015.1
Temática: Jovens, Escola, Trabalho e vida social
CRONOGRAMA DE TRABALHO 2015.1
Objetivo: discutir, criticar e construir uma referência teórica sobre a relação dos jovens com a escola, com o trabalho e a vida social na atualidade.
Cronograma:
13/3 –coordenadoras: Adriana e Célia
1) NETO, José Paulo. Os desafios epistemológicos e metodológicos da pesquisa histórica. Conferência proferida na Universidade Federal de Sergipe em 2002. (xerox)
2) Exposição do tema, problema e andamento da pesquisa de cada membro do grupo. (todos são responsáveis)
3) Ajustes do planejamento do semestre.
27/3 – Coordenadora: Luciana
1) GUIMARÃES, Eloisa. Escola, galeras e narcotráfico. Editora da UFRJ, 1998, (p.113-149; 199-230)
2) CORDEIRO, Denise. Juventude nas sombras: escola, trabalho e moradia em territórios de precariedade. Lamparina, 2009. (p. 101-156)
10/4 – Coordenador: Claudia e Thelmely
1) Capítulo da qualificação da Claudia: Segurança Alimentar e Soberania Alimentar: Convergências e Divergências.
2) Capítulo da qualificação da Thelmely
24/4 – Coordenador: Soraya Franzoni
1) FORACCHI, M.A. O estudante e a transformação da sociedade. IN: FORACCHI, M.A. A juventude na sociedade moderna. São Paulo: Pioneira, 1977
2) Trabalho de alguém do grupo
08/5 – Coordenador: Mauro
1) LENINE. A juventude e a revolução. Lisboa: Ed. Iniciativas, 1975.
2) TROTSKI, L. A luta contra a juventude. In: BRITO, Sulamita. Sociologia da Juventude IV: Os movimentos juvenis. RJ: Zahar 1968. (p.11-39)
22/5 – Coordenador: Sandra
1) ENGUITA, Mariano F. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Artes Médicas, 1989. (capítulos 4, 5, 6, 7 em definição)
2) Relatório de Pesquisa da Sandra.
12/6 – Coordenador: Jeferson
1) ALGEBAILE, Eveline. Escola pública e pobreza: a ampliação para menos. Lamparina, 2009.
2) Resenha do Jeferson sobre o texto: O precariado, a nova classe perigosa”, do economista britânico, Guy Standing
26/6 – Coordenador: Celia
1) PONCE, Anibal. Educação e luta de classes. 17.ed. Cortez Editora, 2000. (Sugiro os capítulos VII e VIII, p.153-182) – (sujeito a alteração)
2) Trabalho de alguém do grupo
10/7 – Coordenador: Adriana
Síntese e avaliação do semestre. Planejamento do próximo semestre.
Festa
OBS: nas sextas-feiras intermediárias estaremos em reunião de trabalho da pesquisa “Juventude Pobre e escolarização: relações com a escola e a cultura em territórios de precariedade”