Grupo de Estudo 2014.2
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
TMT – NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO
Cronograma de Trabalho 2014.2
Temática: Escola e vida social
Objetivo: discutir, criticar e construir uma referência teórica sobre educação e escola pública na atualidade.
Cronograma:
15/8 – coordenadora: Luciana
SPOSITO, Marília Pontes. Os jovens no Brasil:desigualdades multiplicadas e novas demandas políticas. São Paulo: Ação Educativa, 2005.
29/8 – Coordenadora: Célia e 12/9 – Coordenadores: Jéferson e Rafael
RUMMERT, Sônia Maria; ALGEBAILE, Eveline; VENTURA, Jaqueline. Educação e formação humana no cenário de integração subalterna no capital-imperialismo. In: SILVA, Mariléia Maria da; QUARTIERO, Elisa Maria; EVANGELISTA, Olinda (organizadoras). Jovens, trabalho e educação: a conexão subalterna de formação para o capital. Campinas: Mercado das Letras, 2012, p.15-70
26/9 – Coordenadora Adriana/Mauro
MACHADO, Lucília R. de Souza. Politecnia, escola unitária e trabalho. 2.ed. Cortez Editora, 1991. (Capítulo 2: A proposta liberal de unificação escolar, pp.46-87)
10/10 – Coordenadora: Sandra
SHULGIN, Viktor N. Rumo ao politecnismo. São Paulo: Expressão Popular, 2013. Capítulo: O trabalho social na escola e os programas da comissão científica estatal (p. 43 a 70) e A luta pelo politecnicismo (p. 191 a 228)
e
Texto de alguém do grupo (Gilberto ou Vagner)
24/10 – Coordenadores: Adriana e Glademir
MACHADO, Lucília R. de Souza. Politecnia, escola unitária e trabalho. 2.ed. Cortez Editora, 1991. (Capítulo 3: A proposta socialista de unificação escolar, pp.88-130)
e
Trabalho do Glademir: Educação Científica e Tecnológica.
7/11 – Coordenadora: Luciana
SNYDERS, Georges. Escola, classe e luta de classes. 2.ed. Moraes Editores, 1981. (pp. 357-402)
e
Texto de alguém do grupo (Gilberto ou Vagner)
21/11 – Coordenador: Jéferson
DAVIS, Mike. Cidades Mortas. RJ/SP:Ed. Record, 2007. (prefácio, pp.11-33)
Texto de alguém do grupo (?).
5/12 – Coordenação: Adriana
Síntese e avaliação do semestre. Escolha do novo líder do grupo. Planejamento do próximo semestre.
Festa
OBS: nas sextas-feiras intermediárias estaremos em reunião de trabalho da pesquisa “Juventude Pobre e escolarização: relações com a escola e a cultura em territórios de precariedade”
Sugestões para o semestre 2015.1
Bloco I: alguns livros clássicos da educação
PONCE, Anibal. Educação e luta de classes. 17.ed. Cortez Editora, 2000. (Sugiro os capítulos VII e VIII, p.153-182)
ENGUITA, Mariano F. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Artes Médicas, 1989. (Sugiro a Segunda parte, capítulos 4, 5, 6, 7)
Bloco II: alguns estudos mais específicos.
GUIMARÃES, Eloisa. Escola, galeras e narcotráfico. Editora da UFRJ, 1998 (Estou lendo este livro, trata-se de uma pesquisa etnográfica, mas em breve indico algum capitulo)
CORDEIRO, Denise. Juventude nas sombras: escola, trabalho e moradia em territórios de precariedade. Lamparina, 2009. (A referência deste estudo é Deleuze e Guattari, mas é bacana pelos cruzamentos entre as temáticas e a nossa pesquisa. Sugiro as p.143-156 e p.177-222)
ALGEBAILE, Eveline. Escola pública e pobreza: a ampliação para menos. Lamparina, 2009 (Recomendo este livro fortemente. Também tenho a tese de doutorado da autora)
Bloco III: textos
GENTILI, Pablo (org.). Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. 13.ed. Vozes, 2007 (Capítulo 8 – Adeus à escola pública: a desordem neoliberal a violência do mercado e o destino da educação das maiorias, do mesmo autor)
SAVIANI, Dermeval et all (orgs). O legado educacional do século XX no Brasil. 2.ed. Autores Associados, 2006. (Sugiro o capitulo 1, do Saviani: O legado educacional do “longo século XX” brasileiro”, p.9-57)
SANTOS, Claudio Félix dos. Crítica ao esvaziamento da educação escolar. EDUNEB, 2013. (Vi alguns capítulos interessantes na primeira parte, mas Adriana poderá indicar algo mais preciso)
Revista Educação e Sociedade, n.100 (Especial), volume 28, Tema: Educação Escolar: os desafios da qualidade, 2007. (há vários textos interessantes neste número)