Grupo de Estudo 2014.1
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
NUCLEO DE ESTUDOS SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO TMT
Cronograma de Trabalho 2014.1
OBJETIVO: apropriar-se do debate sistematizado sobre cidade/território, juventude e Movimentos de protestos atuais; aprofundamento das relações entre a literatura e a realidade brasileira e internacional sobre os movimentos sociais e suas reivindicações a fim de construir referencial para a pesquisa “Juventude Pobre e escolarização: relações com a escola e a cultura em territórios de precariedade” assumida pelo grupo.
MARÇO
28/03 – Planejamento.
Debate: VENDRAMINI, Célia Regina. Forças em Luta no Campo e na Cidade na Atualidade: Para Além da Dualidade. 2013
ABRIL
11/04 – Debate:
HARVEY, Davd. Cidades Rebeldes: passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo, 2013.
HARVEY, Davd. Occupy: movimentos de protesto que tomaram as ruas. São Paulo: Boitempo, 2012.
25/04 – Debate:
WILLARD, Claude. A Comuna de Paris de 1871: história e atualidade. São Paulo: Ícone, 2002. pp. 53-58.
DAVIS, Mike. Planeta de favelas: a involução urbana e o proletariado informal. São Paulo: Boitempo, 2006.
MAIO
16/5 – Debate:
BEAUD, Stéphane; PIALOUX, Michel. Rebeliões urbanas e a desestruturação das classes populares (França, 2005). IN: Tempo Social – revista de sociologia da USP, v. 18, n. 1. Jun/2006.
DANTAS, Jéferson Silveira. Reescrever o mundo com lápis e não com armas: a experiência política e pedagógica da Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz em Florianópolis (SC). Florianópolis-SC: Em Debate, 2013.
30/5 – Debate:
Um texto sobre movimentos culturais – ver com a Lu.
JUNHO
13/6 – Debate
IANNI, Otávio. O jovem radical. In: BRITTO, Sulamita de (org.) Sociologia da Juventude I:da Europa de Marx à América Latina de hoje. Rio de Janeiro: Zahar, 1968. (xerox)
JANATA. Natacha Eugênia. Juventude que ousa lutar!: Trabalho, educação e militância de jovens assentados do MST.2012. Tese. (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa
Catarina, Florianópolis-SC, 2012. Capítulo 3 (?).
27/6 – Debate
SPOSITO, Marilia Pontes. Os jovens no Brasil:desigualdades multiplicadas e novas demandas políticas. São Paulo: Ação Educativa, 2005. ver
JULHO
11/07 – Debate
RUMMERT, Sonia Maria; ALGEBAILE, Eveline; VENTURA, Jaqueline. Educação e formação humana no cenário de integração subalterna no capital-imperialismo. In: SILVA, Mariléia Maria da; QUARTIERO, Elisa Maria; EVANGELISTA, Olinda (organizadoras). Jovens, trabalho e educação: a conexão subalterna de formação para o capital. Campinas: Mercado das Letras, 2012, p.15-70
25/07 – síntese, avaliação , encaminhamentos para o próximo semestre e festa