FERREIRA, P. G. T.; DALMAGRO, S. L. Trabalho e essência social: considerações sobre o trabalho socialmente necessário em Marx e na pedagogia socialista. Linhas. Florianópolis (SC), v. 25, n. 57, p. 286-304, 2025.
WALENDY, J. R.; DALMAGRO, S. L. Os grêmios estudantis em escolas municipais de Florianópolis: entre a tutela e a auto-organização. Perspectiva. Florianópolis (SC), v. 43, n. 2, p. 1-20, 2025.
DALMAGRO, S. L. A atualidade de Lênin em “As tarefas da juventude”. Trabalho Necessário. Niterói (RJ), v. 22 n. 49, p. 01-17, 2024.
SANTOS, G. R.; DALMAGRO, S. L. A organização do ensino da linguagem escrita: o meio como base e horizonte de transformação. Germinal: marxismo e educação em debate. Salvador (BA), v. 16, n.2, p. 89-110, 2024.
DALMAGRO, S. L.; FRIZZO, G. A luta de classes e a produção do ser social: as lutas sociais como trabalho socialmente necessário. Germinal: marxismo e educação em debate. Salvador (BA), v. 15, n. 3, p. 362-378, 2023.
DALMAGRO, S. L.; FERREIRA, P. G. T. A atualidade do movimento dos trabalhadores sem terra: 40 anos de história, luta e formação. Trabalho Necessário. Niterói (RJ), v. 21, n. 46, p. 01-24, 2023.
DALMAGRO, S. L. A escola inteira ensina: relações sociais na forma escolar. Histed-BR. Campinas (SP), v. 23, n. 00, p. 01-21, 2023.
DALMAGRO, S. L. Conteúdo e forma da escola na perspectiva dos estudantes. Perspectiva (UFSC), v. 40, p. 1-21, 2022.
MARCASSA, L. P; DALMAGRO, S. L. . Juventude pobre e a relação com a escola: entre esperança e desilusão. REVISTA COCAR (ONLINE), v. 15, p. 1-25, 2021.
VIEIRA, E. A.; DALMAGRO, S.; DALMAGRO, S. L. A experiência com os complexos de estudo nas escolas Paulo Freire e Semente da Conquista. Revista Pedagógica (Chapecó. Online), v. 23, p. 1-21, 2021.
DALMAGRO, S. L.; QUEIROZ, J. G. O. Recursos hídricos em municípios catarinenses e o trabalho da escola. Revista Pedagóogica (Chapecó. Online), v. 22, p. 1-17, 2020.
DALMAGRO, S. L; BAHNIUK, C. a classe trabalhadora e suas lutas no capitalismo contemporâneo: sínteses do debate marxista. Trabalho Necessário, v. 17, p. 42-59, 2019.
DALMAGRO, S. L; MARTINS, L. S. Contribuições de Marx e Engels à Educação e à Pedagogia. Philosophy@Lisbon, v. 1, p. 255-277, 2018.
DALMAGRO, S. L; BAHNIUK, C.; CAMINI, I. Escola itinerante do MST: 20 anos de aprendizados na luta. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 9, p. 168-184, 2017.
DALMAGRO, S. L; História da escola no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Revista HISTEDBR On-line, v. 17, p. 782-807, 2017.
DALMAGRO, S. L.; Movimentos Sociais e Educação: uma relação fecunda. Trabalho Necessário, v. 1, p. 69-89, 2016.
DALMAGRO, S. L. Forma escolar e complexos de estudos: considerações a partir das escolas itinerantes do MST. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 8, p. 100, 2016.
JOHANN, P. D.; DALMAGRO, S. L. A formação teórico-prática do técnico em agroecologia na Escola 25 de Maio de Fraiburgo/SC. Revista Pedagógica (Unochapecó. Online), v. 17, p. 217-233, 2015.
OLIVEIRA, M. A.; DALMAGRO, S. L. A questão Agrária, a Educação do Campo e os projetos em disputa. Reflexão e Ação (Online), v. 22, p. 94-119, 2014.
DALMAGRO, S. L. Trabalho e Escola nos Assentamentos do MST. Trabalho & Educação (UFMG), v. 21, p. 219-236, 2012.