AGUIAR, Itamar. As eleições de 1982 para governador em Santa Catarina: táticas e estratégias das elites no confronto com as oposições. Dissertação apresentada ao curso de pós-graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 1991.
ALCUBIERRE, Karina. Crianças migrantes: sentidos e memórias da objetividade vivida. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Soraya Franzoni Conde.
ALVES, Ana Laura Pacheco. As contribuições do Programa Bolsa-Família nas trajetórias de vida e de escolarização das crianças vítimas de violência. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Soraya Franzoni Conde.
ALVES, João Rogério. Trajetórias de agricultores familiares em busca da sustentabilidade: o caso de três agricultores em ambiente periurbano. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Agroecossistemas do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Paulo Emílio Lovato. Co-orientadora: Bernardete Wrublevski Aued. Florianópolis, 2003.
ALVES, Suzy de Castro. As experiências educativas das crianças no Acampamentos Índio Galdino. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Célia Regina Vendramini.
ANGELS, Paula. As formulações da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) para a formação e qualificação da juventude trabalhadora. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luciana Pedrosa Marcassa.
AZEVEDO, Caroline Bellaguarda. Educação política em Caio Prado Júnior: uma defesa da dialética do conhecimento. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Adriana D’Agostini.
BAHNIUK, Caroline. Educação, trabalho e emancipação humana: um estudo sobre as escolas itinerantes nos acampamentos do MST. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Célia Regina Vendramini.
BALDESSAR, Maria José. A mudança anunciada: o cotidiano dos jornalistas e a Revolução Informal. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Bernardete Wrublevski Aued. Florianópolis, 1998.
BARREIRA, César. Parceria na cultura do algodão. Dissertação apresentada ao Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas da Universidade de Brasília. Brasília, 1977.
BÖCK, Geisa Letícia Kempfer. A síndrome de burnout e o trabalho na “educação especial”: um olhar sobre as percepções dos educadores. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2004.
BOEMER, Julia. Contribuições da Escola Itinerante Caminhos do Saber para a auto-organização das crianças: fundamentos da Pedagogia Soviética. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Soraya Franzoni Conde.
BOEMER, Leyli Abdala Pires. O Letramento no método “Sim, eu posso” no contexto do MST em Santa Catarina: um estudo no Assentamento São José, município de Campos Novos/SC. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Profa. Valeska Nahas Guimarães. Coorientador: Célia Regina Vendramini.
BORTOLUZZI, Josiane. Experiências associativas de trabalho em Chapecó: resistência ao desemprego ou produção social alternativa? 2006. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Célia Regina Vendramini.
BRINHOSA, Mario César. A descentralização da educação: produção da autonomia democrática ou desobrigação do Estado. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 1996.
BRISOLLA, Sandra de Negraes. Relações pré-capitalistas na agricultura brasileira: um estudo da cultura do algodão arbóreo no Ceará. Dissertação apresentada ao Departamento de Economia e Planejamento Econômico do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1977.
BRITO, Luiz Carlos Cerquinho. A transformação do trabalho e a constituição da individualidade: elementos para uma relação objetiva entre trabalho e educação. Dissertação apresentada ao programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Lauro C. Wittman. Florianópolis, 1994.
BÚRIGO, Carla Cristina Dutra. Qualidade de vida no trabalho: Um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina. Dissertação de mestrado apresentada ao programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: José Carlos Zanelli. Florianópolis, 1997.
BUSS, Patrícia. Os impactos de programas socioeducativos do Governo Federal na educação física escolar: do esvaziamento do conteúdo à virada assistencialista da escola. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luciana Pedrosa Marcassa.
CALEFFI, Vilma Marta. Reestruturação produtiva na indústria do vestuário e as implicações para a qualificação dos trabalhadores. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Nise Maria Tavares Jinkings.
CÂNDIDO, Fernando Pereira. Lazer e educação no capitalismo brasileiro: concretude histórica e projeto revolucionário. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Nise Maria Tavares Jinkings.
CARIDÁ, Ana Carolina Bordini Brabo. Sociologia no Ensino Médio: diretrizes curriculares e trabalho docente. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Sociologia Política (PPGSP)) – Universidade Federal de Santa Catarina. Coorientador: Nise Maria Tavares Jinkings.
CIDRAL, Alexandre. Escolha profissional: O adolescente na Interseção entre vários “mundos”. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Clélia Maria Nascimento Schulze. Florianópolis, 1998.
COLOMBO, Bruno Dandolini. O esporte e a expansão do capital: implicações para a Educação Física. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Adriana D’Agostini.
DALMAGRO, Sandra Luciana. Trabalho, coletividade, conflitos e sonhos: A formação humana no assentamento Conquista da Fronteira. Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Célia Regina Vendramini. Florianópolis, 2002.
DAMBROWSKI, Daniel. A reorganização do trabalho nas Universidades Federais: a proposta da UFSC. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Luciana Pedrosa Marcassa.
DIAS, Fernanda Braga Magalhães. A fragmentação da formação de professores de educação física: minimização da formação sob a ordem do capital. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Nise Maria Tavares Jinkings.
DIAS, Maria de Fátima Sabino. Sindicalismo e Estado Corporativista: o caso do sindicado dos trabalhadores nas indústrias de fiação e tecelagem de Blumenau – 1941 – 1950. Dissertação apresentada ao curso de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 1985.
DUARTE, Luiz Fernando Dias. As Redes do Suor. A reprodução social dos trabalhadores da produção de pescado em Jurujuba. Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Museu Nacional, 1978.
FARIA, Ana Lúcia Goulart. O trabalho: uma análise da ideologia do livro didático. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em educação do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 1980.
FELICIO, Breno Francesconi. A relação entre teoria e prática na Educação: contribuições a partir da investigação dos conhecimentos de ensino da Educação Física. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sandra Luciana Dalmagro.
FELISBERTO, Regina de Fátima Teixeira. Tenho um diploma universitário, mas não tenho emprego: histórias de vida de pessoas que vivem a experiência do desemprego. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Dulce Helena Penna Soares. Florianópolis, 2001.
FERREIRA, Samuel Giovanni dos Santos. A residência para a formação de professores no Brasil: certificação de competências e conformação docente. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luciana Pedrosa Marcassa.
FIGUEIRA, Fani Goldfarb. Separando o joio: cooperativas de trigo – capitalização da agricultura. Dissertação apresentada ao departamento de História da Universidade de São Paulo. Orientador: Ulysses Telles Guariba Netto. São Paulo, 1979.
FIGUEIRA, Milena Golfarb. As metamorfoses do personagem social: que rei sou eu? Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Ciências Sociais do centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade de São Carlos. São Carlos, 1991.
FILMIANO, Guilherme Moura Miranda. A prática pedagógica da Educação Física na escola pública: jogando para o capital? 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Nise Maria Tavares Jinkings.
FREITAS, Jair Orandes. Pesquisa: discurso e prática no curso de pedagogia da UNIPLAC. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Célia R. Vendramini. Florianópolis, 2000.
FREITAS, Jurândi Serra. O comportamento assertivo e a motivação dos professores da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Engenharia da Produção da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2001.
FRUNEAUX, Suelen Cristine. O currículo da disciplina de Sociologia nas escolas públicas de Ensino Médio da rede estadual de Florianópolis/SC. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Nise Maria Tavares Jinkings.
GASPAR, Rafael Affonso. Os campos de atuação do egresso do curso de educação física após a fragmentação em licenciatura e bacharelado: diferenças e regularidades. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Adriana D’Agostini.
GASSEN, Valcir. A lei de terras de 1850 e o direito de propriedade enquanto instituição histórica. Dissertação apresentada ao curso de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Santa Catarina. Orientador: Antonio Carlos Wolkmer. Florianópolis, 1994.
GOMES, Ivana Maria Farias. Acampamento Manoel Alves Ribeiro: uma saída diante do desemprego? 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Célia Regina Vendramini.
GRAMKOW, Márcia Maria. O colono da cana: estudo sobre as unidades de produção familiares do vale do rio Tijucas. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 1983.
HARTWIG, Marisa. Mudanças no trabalho e na escolarização dos agricultores familiares: a aparente segmentação entre rural e urbano. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Célia Regina Vendramini.
HOYOS, Claudia Janet Catano. A formação política dos trabalhadores rurais sem terra e a produção coletiva de alimentos: possibilidades e limites da proposta de soberania alimentar. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Adriana D’Agostini.
INCERTI, Carolina. Tarefas para não dormir a sesta: trabalho infantil doméstico na periferia de Montevidéu. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Serviço Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Soraya Franzoni Conde.
JINKINGS, Isabela. Reestruturação produtiva e emprego na indústria têxtil catarinense. Dissertação apresentada ao programa de Pós-graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Fernando Ponte de Sousa. Florianópolis, 2002.
JOHANN, Paulo Davi. A formação teórico-prática do técnico em agroecologia na Escola 25 de Maio de Fraiburgo/SC. 2015. Dissertação (Mestrado em Agroecossistemas) – Universidade Federal de Santa Catarina. Coorientador: Sandra Luciana Dalmagro.
JUNKES, Lúcia Goreti Gobatto. Ser alcoólatra: representações sobre a dependência do álcool. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em sociologia política do Centro de Filosofia e Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 1997.
KATREIN, Camila Siqueira. Os programas de aprendizagem profissional e o projeto do capital para a juventude trabalhadora. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luciana Pedrosa Marcassa.
KOMINKIEWICZ, Vagner Luiz. A educação no MST diante do Estado e da Política Pública de Educação do Campo sob influência dos Organismos Multilaterais. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Adriana D’Agostini.
KÖPP, Daniela Reuter. A produção da existência dos coletores de resíduos recicláveis no município de Rio do Sul-SC: desafios frente à baixa escolaridade e à produção destrutiva de mercadorias. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Adriana D’Agostini.
KOROSUE, Aline. Autogestão e relações de trabalho: transformação ou manutenção das condições de trabalho no capitalismo? 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Célia Regina Vendramini.
KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. O bagaço da cana: Um estudo da ideologia na região do açúcar. Dissertação apresentada ao programa de mestrado em Economia e Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Silvio Marcelo de Albuquerque Maranhão. Recife, 1976.
KRAEMER, Marília de Carvalho. Malhas da pobreza: exploração do trabalho de pescadores artesanais na baía de Paranaguá. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Ciências Sociais (Antropologia) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 1978.
KRETZER, Rafael Marcio. Engajamento político no Levante Popular da Juventude: uma análise sobre os jovens do cursinho podemos mais Heliópolis/SP. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sandra Luciana Dalmagro.
LATORRE, Diego Bernard Varella de Castro. O fenecer da educação capitalista: estudo das condições dos trabalhadores temporários da educação (ACTs) no ensino público de Florianópolis. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação (PPGE)) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Nise Maria Tavares Jinkings.
LAZZAROTI, Ari Filho. O processo educativo da luta pela terra: os sem terra na Itália, cem anos depois, “sem terra” no Brasil. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Orientador: Jadir de Morais Pessoa. Goiânia, 2000.
LIEDKE, Elida Rubini. Capitalismo e camponeses: relações entre indústria e agricultura na produção de fumo no RS. Dissertação de Mestrado apresentada ao Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas da Universidade de Brasília. 1977.
LIMA, José Edmilson de Souza. Biqueira de aço: resistência e pacto do sindicato no setor estatal. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Sociologia Política. Orientadora: Bernardete Wrublevski Aued. Florianópolis, 1997.
LIMA, Thiago Salgado Vaz. As implicações pedagógicas da prova Floripa no Trabalho Docente. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Adriana D’Agostini.
LIVRAMENTO, Rafael Machado. Os ciclos de ocupações urbanas e a Ocupação Amarildo de Souza em Florianópolis/SC enquanto processos de consciência de classe. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Célia Regina Vendramini. Coorientador: Luciana Pedrosa Marcassa.
LORENZETTI, Jorge. Caracterização da força de trabalho da enfermagem no município de Florianópolis, SC. Dissertação apresentada ao curso de mestrado em Ciências da Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 1982.
MANRIQUE, Leticia Viglietti. A relação entre desenvolvimento econômico e formação presente nos documentos que orientam o trablaho educativo em escolas de ensino médio da rede estadual de Santa Catarina. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Adriana D’Agostini.
MEDEIROS, Evandro Costa de Medeiros. A dimensão educativa da mística Sem Terra: a experiência da Escola Nacional “Florestan Fernandes”. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2002.
MEDEIROS, Leonilde Servolo. A Questão da Reforma Agrária no Brasil – 1955 – 1964. Dissertação apresentada à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Orientador: José de Araújo. São Paulo, 1982.
MEDEIROS, Pedro Coloma. O ensino de ciências e a agroecologia no plano de estudos das Escolas Itinerantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.Orientador: Sandra Luciana Dalmagro. Coorientador: Célia Regina Vendramini.
MENEZES, Gláucia Gisélle de Oliveira Campos. A luta pela erradicação do trabalho infantil em Santa Catarina. Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2002.
MEURER, Eriberto José. Os empresários e os partidos políticos. As eleições de 1986 em Santa Catarina. Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Ary César Minella. Florianópolis, 1991.
MOHR, Matheus Fernando. A formação em agroecologia na Escola 25 de maio. 2013. Dissertação (Mestrado em Agroecossistemas) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Clarilton Edzard Davoine Cardoso Ribas. Coorientador: Sandra Luciana Dalmagro.
MOHR, Naira Estela Roesler. Formação para o trabalho no contexto do MST. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Célia Regina Vendramini.
MORAES, Maria Izaira Silvino. Arte no processo de formação do educador: estratégias de aquisição e experiência compartilhada da sensibilidade artística e de linguagem musical. Dissertação apresentada ao curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza: 1993.
MORAES, Sonia Helena Novaes Guimarães. O Estado e a propriedade agrária no Brasil: fórmulas jurídicas e vigência política. Dissertação apresentada ao curso de mestrado em Direito do Estado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Orientador: Dalmo de Abreu Dallari. São Paulo, 1987.
MOURA, Silvana Santos. A cidade de Carazinho: espaço e tempo. Dissertação apresentada ao Curso de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 1993. Orientador: Rufino Porfirio Almeida.
MUJICA, Franklin Peña. A Alternativa de Desenvolvimento Rural Sustentável em Vacaria/RS. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Bernardete Wrublevski Aued. Florianópolis, 2001.
MÜLLER, Kathia Terezinha. Organização de moradores em Florianópolis numa perspectiva de necessidades radicais. Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Paulo José Krischke. Florianópolis, 1992.
NASCIMENTO, Eloísa Winter. Rumo da terra: rumo da liberdade: um estudo dos migrantes rurais do Sul no estado do Acre. Dissertação apresentada ao curso de pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 1985.
NEVES, Marcos Aurélio. Centro Politécnico de Jaraguá do Sul e a Educação Profissional: quando a delimitação entre o público e o privado desaparece. Dissertação de Mestrado apresentada ao programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Edna Maciel Fiod. Florianópolis, 2001.
NIEHUES, Valdete Daufemback. De agricultor a operário: lembranças de migrantes. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em história do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2000.
NOGARA, Gilberto Jr. Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) no contexto das políticas do Banco Mundial (BM): rumo à formação de trabalhadores de novo tipo? 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Adriana D’Agostini.
OLIVEIRA, Adélia Doraci. Trajetórias ocupacionais de jovens egressos do ensino fundamental. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Célia Regina Vendramini.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Imagens da infância no Brasil: crianças e infantes no Rio de Janeiro imperial. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em educação do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 1992.
OTÁLORA Gabriel Felipe Sánchez Otálora. O professor do século XXI: seus principais determinantes e sua caracterização em face do Novo Ensino Médio (2016-2022). 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luciana Pedrosa Marcassa.
PALHOZA, Natalia. Nada de novo sob o parreiral: o trabalho infantil dos ítalo-descendentes na vitivinicultura videirense. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Soraya Franzoni Conde.
PALUDO, Deise Imara Schilke. Educação com participação popular em Chapecó/SC: a política educacional como possibilidade de transformação social. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Nise Maria Tavares Jinkings.
PAMPU, Viviane Aparecida Bastos. A concepção de educação defendida pela CNTE no processo de elaboração e aprovação do PNE 2014/2024: um fio condutor dos consensos entre governo, sociedade civil e organismos multilaterais. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Adriana D’Agostini.
PANINI, Carmela. Contexto jurídico-social da Reforma Agrária. Dissertação apresentada ao curso de pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: César Luiz Pasold. Florianópolis, 1988.
PAULI, Willian Marques. Organismos multilaterais, reforma da educação e a formação do professor de Geografia. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Nise Maria Tavares Jinkings.
PERDESSETI Maicon. A contribuição da casa familiar rural para a permanência de jovens no campo: um estudo na casa familiar rural de Guaraciaba/SC. 2018. Dissertação (Mestrado em Agroecossistemas) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Sandra Luciana Dalmagro.
PEREIRA, Larissa do Livramento. A escolarização de trabalhadores migrantes na educação de jovens e adultos diante da longa jornada de trabalho. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Célia Regina Vendramini.
PEREIRA, Paola Masiero. Reforma Agrária e ditadura militar: a ocupação da fazenda burro branco na memória dos trabalhadores rurais. 2015. Dissertação (Mestrado em Agroecossistemas) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Sandra Luciana Dalmagro.
PÉREZ, Carlos Maria. Agroecologia no Planalto Catarinense. A experiência do centro vianei de educação popular. Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Julia Guivant. Florianópolis, 1997.
PERUCCHI, Luciane. Saberes sociológicos nas escolas de nível médio sob a ditadura militar: os livros didáticos de OSPB. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Nise Maria Tavares Jinkings.
PESSOA, Felipe De Marco. A Educação Física na Base Nacional Comum Curricular: consensos, disputas e implicações político-pedagógicas. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luciana Pedrosa Marcassa.
PICONI, Romulo Bassi. O Ensino Médio diante da “nova” condição juvenil: disputas e consensos em torno do sentido de escolaridade (2003-2016). 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luciana Pedrosa Marcassa.
PISANI, Silvana. As Soluções estão no lixo: limites e possibilidades para uma gestão ecodesenvolvimentista de resíduos sólidos (o caso de Caxias do Sul – RS). Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Paulo Freire Vieira. Florianópolis, 1996.
QUEIROZ, Janaina Gulart Oliveira. As condições de vida, de trabalho e de escolarização dos migrantes nordestinos da construção civil na UFSC. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Célia Regina Vendramini.
RAMOS, Alexandre Luiz. Acumulação flexível e contrato temporário de trabalho. Dissertação apresentada ao curso de Pós-Graduação em Direito do Departamento de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Olga Maria Boschi Aguiar de Oliveira. Florianópolis, 1998.
REGO, Thelmely Torres. A formação técnico-profissional em agroecologia no MST/SP. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Célia Regina Vendramini.
REIS, Marilise Luísa Martins. A universidade pública em crise: dilemas e desafios frente à globalização e ao MERCOSUL. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em sociologia política da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2001.
ROSA, Maristela. O trabalho docente com a disciplina de Sociologia: algumas reflexões sobre o ser professor no ensino médio da rede pública de Santa Catarina. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Nise Maria Tavares Jinkings.
ROSA, Vanessa. A invisibilidade da mulher negra em Joinville: formação e inserção ocupacional. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Célia Regina Vendramini.
RUSCHEINSKY, Aloísio. Terra e política: o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra no oeste de Santa Catarina. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 1989.
RUSCHEL, Vanderci Benjamin. Cooperação e Trabalho na Escola do MST: a Cooperativa dos Estudantes da Escola Agrícola de 1o. Grau 25 de Maio. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Célia Regina Vendramini.
SAMPAIO, Maria Margarida Barbosa. Sindicalismo no presente: estratégias sindicais do Sinergia. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Bernardete Wrublevski Aued. Florianópolis, 1999.
SANTOS, Franciele Soares. Formação de educadores militantes no MST: a experiência do curso Pedagogia da Terra na UNIOESTE/PR. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Célia Regina Vendramini.
SANTOS, Frank Ferreira. O sindicalismo bancário carioca no governo Lula. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Sociologia Política) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Nise Maria Tavares Jinkings.
SANTOS, José Vicente Tavares. Colonos do vinho: estudo sobre a subordinação do camponês ao capital. Dissertação apresentada ao programa de Mestrado em Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1977.
SANTOS, Mirtes Aurélia Boaro. “Eu nem tenho medo da polícia, porque já tô grandinha, tô acostumada com tiro, nem dou bola, durmo em paz”: o confinamento e adultização da infância da família trabalhadora na comunidade Chico Mendes. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Soraya Franzoni Conde.
SCHAFFRATH, Valdir Roberto. Cultivo consorciado de mandioca com adubos verdes: técnica e determinantes históricos. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Agroecossistemas do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Paul Richard M. Miller. Florianópolis, 1997.
SEPULVEDA, Gustavo Adolfo. O Movimento Sem-Terra e a educação: trajetória dos educadores no projeto político-pedagógico da escola do assentamento – Abelardo Luz/SC. Dissertação apresentada ao Programa de pós-graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2000.
SERVILHA, Valdemar. A agricultura e a acumulação de capital no Brasil. Dissertação apresentada ao CEDEPLAR em 1977, transformada em texto para discussão da Faculdade de Ciências Econômicas do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1977.
SIEWERDT, Maurício José. Da cultura como mediação à mediação como cultura política: um estudo de recepção com educadores do MST frente aos recursos audiovisuais. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2000.
SILVA, Afonso Reno Castro. A concepção de trabalho e formação na Reforma do Ensino Médio de 2017. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luciana Pedrosa Marcassa.
SILVA, Andreia Boeira. Trabalho voluntário em Florianópolis. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Célia Regina Vendramini.
SILVA, Fabiano Padilha. A dupla condição de trabalhador-estudante do ensino noturno nas escolas públicas da região central de Florianópolis – SC: uma tragédia anunciada? 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Luciana Pedrosa Marcassa.
SILVA, Lydio Roberto. Os fatores motivacionais dos funcionários das instituições de ensino superior: um estudo de caso. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em engenharia de produção da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2001.
SILVA, Lyn. A experiência de trabalhadores migrantes na Ocupação Contestado em São José-SC. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Célia Regina Vendramini.
SILVA, Marcos Antônio. Trabalho e educação: a reprodução social de trabalhadores migrantes do município de Balneário Camboriú/SC em 2020, no contexto da pandemia da Covid-19. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Célia Regina Vendramini.
SILVA, Marcos Aurélio. A indústria de rquipamento elétrico do nordeste Catarinense: um estudo de geografia industrial. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em geografia da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1997.
SILVEIRA, Alair Suzeti. Empresários e Partido dos Trabalhadores: as metamorfoses de uma relação: a administração popular em Porto Alegre – 1989/1992. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 1996.
SIMÃO, Caio Ragazzi Pauli. O movimento estudantil na produção acadêmica no campo da educação: uma lacuna a ser preenchida? 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Nise Maria Tavares Jinkings.
SIMON, Giovanny. A têmpera da tempestate: uma análise do partido em Lênin até 1917. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Serviço Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Soraya Franzoni Conde.
SIZANOSKI, Raquel. O novo dentro do velho: cooperativas de produção agropecuária do MST :possibilidades e limites na construção de outro coletivo social. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em sociologia política do centro de filosofia e humanas da universidade federal de santa catarina. Florianópolis, 1998.
SOBREIRA, Gerson Rodrigues. O teletrabalho nas empresas juniores de consultoria da Universidade Federal do Paraná. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Edis Mafra Lapolli. Florianópolis, 2001.
SOLDATELLI, Rosangela. O processo de adoecimento dos professores do Ensino Fundamental de Florianópolis e suas possibilidades de resistência a esse processo. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Nise Maria Tavares Jinkings.
SOUZA, Ana Maria Alves. Evoluindo: mulheres surfistas na Praia Mole e na Barra da Lagoa. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Carmen Silvia Rial. Florianópolis, 2003.
SOUZA, Edmir Bitencourt. Motivação para o trabalho: um estudo de caso para operadores da Petrobras – Refinaria Getúlio Vargas. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Engenharia de Produção. Orientadora: Sônia Maria Pereira. Florianópolis, 2001.
SOUZA, Elodir Lourenço. Sistema de apostilamento: uma das estratégias de intervenção do capital na educação e uma ofensiva contra a proposta de educação do MST. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Célia Regina Vendramini.
SOUZA, Márcia Santos. Meio rural: quando a saída é a saída. Dissertação de Mestrado apresentada ao programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 1999.
SOUZA, Valdeir Alves de. Agroecologia, juventude e permanência no campo: uma relação possível? 2016. Dissertação (Mestrado em Agroecossistemas) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Sandra Luciana Dalmagro.
TEIXEIRA, David Romão. A necessidade histórica da cultura corporal: possibilidades emancipatórias em áreas de reforma agrária – MST/Bahial. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Coorientador: Célia Regina Vendramini.
TITTON, Leriane. A gestão das escolas públicas estaduais do RS: limites e possibilidades para o acirramento das contradições da escola capitalista. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Adriana D’Agostini.
TONN, Camila. Projetos profissionais de jovens estudantes do Ensino Médio de escolas públicas da região do maciço do Morro da Cruz: mediações da escola, do trabalho e da classe social. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Luciana Pedrosa Marcassa.
TRINDADE, Glademir Alves. O trabalho e a pedagogia da alternância na Casa Familiar Rural de Pato Branco/PR. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Célia Regina Vendramini.
TURRA, Neide Catarina. Colégio Industrial de Lages: ensino técnico e relações de gênero. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Bernardete Wrublevski Aued. Florianópolis, 2000.
UNCKES, Ivan Jairo. O microcorporativismo no movimento sindical brasileiro. A trajetória dos trabalhadores do BESC. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 1997.
VALTER, Jane Suzete. As experiências das escolas do campo no contexto da proposta de educação popular no município de Chapecó/SC (1997-2004). 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Célia Regina Vendramini.
VARGAS, Danusa Daniela. Coronavírus e desigualdade de classe na educação infantil: a experiência do centro de educação infantil da comunidade Jardim Solemar. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Soraya Franzoni Conde.
VENDRAMINI, Lucimary. Urussanga: Da escola italiana à escola pública. Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Edna Garcia Maciel Fiod. Florianópolis, 2003.
VIEIRA, Josimar de Aparecido. Elementos teórico-metodológicos para a reorientação do currículo em escolas do campo. Dissertação apresentada ao curso de Mestrado em Educação da Universidade de Passo Fundo. Orientador: Oswaldo Alonso Rays. Passo Fundo, 1999.
VIEIRA, Otávio Dutra. Enunciados a uma crítica do direito do trabalho. Dissertação apresentada ao curso de pós-graduação em direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Olga Maria Boschi Aguiar de Oliveira. Florianópolis, 1997.
WALENDY, Juliana. O processo de formação dos grêmios estudantis da Rede Municipal de Educação de Florianópolis: a auto organização como proposta? 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Sandra Luciana Dalmagro.
WERLANG, Graziela Weissheimer. A qualidade de vida dos trabalhadores: a difícil transição do mecanismo ao holismo sistêmico. Dissertação apresentada ao programa de mestrado em Metodologia do Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Duílio de Ávila Bêrni. Porto Alegre, 1996.
ZACCHI, Marlucy Silveira de Souza. Professores(as): trabalho, vida e saúde. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Célia Regina Vendramini.